Banco do Brasil lança edital de R$ 120 milhões para seleção de projetos culturais
CCBB terá cursos presenciais e aposta na descentralização para democratizar o acesso à cultura
247 - O Banco do Brasil lançou nesta terça-feira (8), segundo informações divulgadas em sua comunicação institucional, o Edital de Patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para o biênio 2026-2027. Com investimento previsto de R$ 120 milhões — 20% superior ao edital anterior —, a nova edição traz como destaque a inclusão de Salvador entre as cidades que poderão receber projetos patrocinados, ao lado das unidades já existentes no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.
Outra novidade importante é a realização de cursos presenciais de capacitação voltados a produtores culturais em todas as regiões do país. A proposta do banco é democratizar o acesso ao edital e qualificar ainda mais os proponentes. Os encontros, com duração de um dia, vão abordar o funcionamento do CCBB, o processo de inscrição no edital, os incentivos da Lei Rouanet e os trâmites junto ao Ministério da Cultura.
“Queremos abrir espaço para iniciativas que proporcionem experiências significativas ao público. Acreditamos que a cultura transforma e nossa intenção é fortalecer ainda mais a conexão dos brasileiros com a cultura em todas as suas formas”, afirmou Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil. Ela também destacou que no último edital “quase metade dos projetos tratou de temas que envolveram diversidade, inclusão e ações ambientais”.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até 26 de maio de 2025, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios. Podem participar tanto pessoas jurídicas quanto físicas com projetos nas áreas de artes cênicas, exposições, cinema, música e ações educativas ou de mediação. Os trabalhos selecionados integrarão a programação das cinco unidades do CCBB ao longo do biênio.
A avaliação das propostas será feita por uma comissão interna do banco com o apoio de pareceristas externos. Os critérios vão considerar a relevância conceitual e temática dos projetos, sua aderência às áreas priorizadas pelo BB, viabilidade técnica e financeira, além de aspectos de acessibilidade.
O Banco do Brasil utilizará os benefícios fiscais da Lei Rouanet para viabilizar os patrocínios, com apoio do Ministério da Cultura. A instituição também poderá recorrer a mecanismos estaduais, distritais e municipais de incentivo à cultura.
Os cursos de capacitação presenciais terão locais e datas divulgados em breve no mesmo portal do edital. Para ampliar ainda mais o alcance, o BB disponibilizará vídeos e tutoriais com os principais conteúdos dos encontros em seu canal oficial no YouTube.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: