Brasília vai investir no Circuito Renato Russo

Parceria entre a secretaria de Turismo e a iniciativa privada promete resgatar a trajetria do roqueiro e a ligao dele com a cidade

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Natalia Emerich_Brasília 247 – O projeto para revitalizar a memória de Renato Russo na capital deve sair do papel. Na quarta (21), o filho do artista, Giuliano Manfredini, se reuniu com o secretário de Turismo, Luiz Otávio Neves, para definir a viabilização do Circuito Renato Russo. O trajeto será incluído na programação da Secretaria de Turismo, ao lado dos roteiros cívico, arquitetônico e turístico de Brasília.

A Setur será a articuladora do projeto. Na próxima semana, uma equipe técnica visitará os quatro pontos nos quais placas registram a ligação de Renato Russo com a cidade: Gilbertinho e Gilberto Salomão, no Lago Sul; Parque da Cidade, no Plano Piloto; e o extinto teatro Rolla Pedra, em Taguatinga. "Vamos analisar e documentar as condições dos espaços para decidir quais medidas serão tomadas", explica Neves.

Além de revitalizar as quatro áreas do roteiro, um estudo vai mapear novos lugares para acrescentar ao circuito. Segundo o secretário, o passo seguinte é executar o projeto. "Espero que até o fim do ano tudo esteja organizado."

A verba para o resgate do projeto será conseguida por meio de parcerias. O valor e os patrocinadores serão fechados assim que as análises definirem quais intervenções serão necessárias ao longo do circuito. A parceria com o governo do Distrito Federal também inclui a Secretaria de Cultura. Giuliano aguarda ser recebido pelo secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

O roteiro

O Circuito Renato Russo foi criado em 1999, três anos depois de sua morte, em 11 de outubro de 1996. Para resgatar a trajetória do artista, que viveu a maior parte da vida em Brasília, a mãe de Renato, Maria do Carmo Manfredini, selecionou pontos estratégicos que marcaram diferentes fases do filho: Gilbertinho, Gilberto Salomão, Parque da Cidade e o extinto teatro Rolla Pedra

Nos locais escolhidos foram fixadas placas com trechos de algumas músicas acompanhados de um texto explicativo sobre a importância do espaço. Uma década depois, porém, os locais estão abandonados e decadentes. Para revitalizar os espaços, Giuliano Manfredini tomou a frente da revitalização.

O projeto foi inspirado no roteiro dos Beatles em Liverpool, no qual visitantes fazem o trajeto dos músicos pela cidade e conhecem um pouco mais sobre os artistas. O Circuito Renato Russo será uma alternativa aos roteiros tradicionais. Segundo o secretário Luiz Otávio Neves, Brasília é vista como berço de várias bandas de rock e assim o circuito será mais um atrativo turístico.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247