Cai jornalista que inventava frases de Bob Dylan

Jonah Lehrer criou frases sobre o processo criativo de Dylan e colocou no livro "Imagine: como funciona a criatividade"; leia frase inventada; obra foi recolhida

Cai jornalista que inventava frases de Bob Dylan
Cai jornalista que inventava frases de Bob Dylan (Foto: Divulgação)

247- O jornalista Jonah Lehrer , da revista The New Yorker, pediu demissão após admitir que inventou frases atribuídas ao cantor e compositor Bob Dylan para escrever seu livro "Imagine: How Creativity Works" ("Imagine: como funciona a criatividade").

Quem fez a denúncia foi o jornalista Michael Moynihan, que publicou um artigo na publicação eletrônica "Tablet" para dizer que algumas frases que Lehrer colocou no livro foram criadas por ele mesmo.   

No livro há uma frase que apareceu pela primeira vez no documentário dos anos 1960, "Don't Look Back", em que um repórter pergunta a Dylan como ele faz suas músicas. "Eu simplesmente escrevo. Não há nenhuma grande mensagem", respondeu o cantor. No livro, o jornalista Lehrer coloca esse depoimento e adiciona: "Pare de me pedir para explicar". Esta frase não está no filme. Segundo Moynihan,  Lehrer também inventou citações sobre como Dylan escreveu "Like a Rolling Stone".

Declarando-se "fanático por Bob Dylan", Moynihan (o jornalista que fez a denúncia) perguntou a Lehrer de onde ele tinha tirado aquelas declarações, e o autor respondeu que teve acesso às imagens não divulgadas do filme "No Direction Home", documentário sobre Dylan feito por Martin Scorsese, em 2005.

Após o escândalo, Lehrer admitiu que nunca viu tais imagens e mentiu em momento de pânico. Ele pediu desculpas ao leitores e afirmou que "as declarações em questão não existiram, foram citações erradas ou representaram combinações impróprias de declarações previamente realizadas".

A editora Houghton Mifflin Harcourt, que publicou o livro, divulgou uma nota informando que suspendeu encomendas de exemplares e recolheu do mercado a versão e-book. O livro ficou no topo da lista dos livros mais vendidos de não ficção do jornal The New York Times.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247