CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Cai jornalista que inventava frases de Bob Dylan

Jonah Lehrer criou frases sobre o processo criativo de Dylan e colocou no livro "Imagine: como funciona a criatividade"; leia frase inventada; obra foi recolhida

Cai jornalista que inventava frases de Bob Dylan (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247- O jornalista Jonah Lehrer , da revista The New Yorker, pediu demissão após admitir que inventou frases atribuídas ao cantor e compositor Bob Dylan para escrever seu livro "Imagine: How Creativity Works" ("Imagine: como funciona a criatividade").

Quem fez a denúncia foi o jornalista Michael Moynihan, que publicou um artigo na publicação eletrônica "Tablet" para dizer que algumas frases que Lehrer colocou no livro foram criadas por ele mesmo.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No livro há uma frase que apareceu pela primeira vez no documentário dos anos 1960, "Don't Look Back", em que um repórter pergunta a Dylan como ele faz suas músicas. "Eu simplesmente escrevo. Não há nenhuma grande mensagem", respondeu o cantor. No livro, o jornalista Lehrer coloca esse depoimento e adiciona: "Pare de me pedir para explicar". Esta frase não está no filme. Segundo Moynihan,  Lehrer também inventou citações sobre como Dylan escreveu "Like a Rolling Stone".

Declarando-se "fanático por Bob Dylan", Moynihan (o jornalista que fez a denúncia) perguntou a Lehrer de onde ele tinha tirado aquelas declarações, e o autor respondeu que teve acesso às imagens não divulgadas do filme "No Direction Home", documentário sobre Dylan feito por Martin Scorsese, em 2005.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após o escândalo, Lehrer admitiu que nunca viu tais imagens e mentiu em momento de pânico. Ele pediu desculpas ao leitores e afirmou que "as declarações em questão não existiram, foram citações erradas ou representaram combinações impróprias de declarações previamente realizadas".

A editora Houghton Mifflin Harcourt, que publicou o livro, divulgou uma nota informando que suspendeu encomendas de exemplares e recolheu do mercado a versão e-book. O livro ficou no topo da lista dos livros mais vendidos de não ficção do jornal The New York Times.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO