CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Chico fala sobre o seu processo criativo do novo álbum

Em vdeo divulgado imprensa, compositor revela bastidores da produo de 'Chico' e faz autoavaliao: "Com letra eu no perco para ningum"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247 - Durante mais de 40 minutos de conversa gravada em vídeo, o cantor e compositor Chico Buarque falou sobre o processo criativo e a produção das músicas do seu novo álbum de estúdio, 'Chico', que estará nas lojas próximo dia 22. Ao todo, são 10 faixas, oito inéditas. Divulgado para a imprensa nesta quinta-feira (14), o material foi filmado em preto & branco, dialogando com a estética do novo trabalho. O artista de 67 anos afirmou estar satisfeito com o resultado e avaliou que este é o melhor disco que já fez.

O cantor faz digressões sobre o processo de composição e parcerias feitas para o CD. Desde que ele finalizou o disco 'Carioca', em 2006, não compôs mais nada, disse no início do vídeo. Mas fez turnês e depois escreveu o romance 'Leite Derramado', lançado em 2009, que levou um ano e meio produzindo. "Esse disco é resultado de meu material pós-'Leite derramado'. Eu amadureci mais cada composição, a estrutura harmônica de cada música. Não está nada ali por acaso, porque eu achei bonitinho. Tem uma lógica musical", explicou. Não foi à toa que ele dedicou tempo suficiente para compor as músicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

'Nina', primeira canção para o novo álbum, foi escrita em 2010. A partir daí, disse, uma foi puxando a outra. À medida que achava uma nova música pronta, Chico a enviava para o diretor musical Luiz Cláudio Ramos. Não se preocupava em adiantar, nem correr para tudo ficar pronto. As enviava com intervalo de um a três meses. "Esse intervalo era o tempo em que eu estava fazendo, compondo, recompondo, desfazendo, descompondo, até chegar à forma definitiva musical, harmônica. A letra vinha em seguida, quase junto, às vezes ia sendo burilada no dia da gravação". Ele afirmou ainda que, na composição desse novo álbum, esteve mais seguro do que em discos anteriores. "Conheço muito pouco de teoria", disse o compositor. Por outro lado, não fez cerimônia para falar sobre um campo que ele domina: "Com letra eu não perco para ninguém", considerou.

Confira abaixo dois clipes de Chico Buarque. O primeiro, do CD 'Carioca', com a música 'Ela faz cinema'. O segundo, uma música mais antiga, composição de 1967: 'Noite dos mascarados'. No vídeo ele canta com Elis Regina'.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 




CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO