De Belfast, Latuff aponta o apartheid que ainda persiste na Irlanda do Norte
Cartunista aponta, em vídeo para a TV 247, as profundas divisões que ainda há no país
247 – O conflito na Irlanda do Norte parece estar longe de ser resolvido, apesar dos acordos de paz e do fim do confronto armado. Em um vídeo divulgado no YouTube, o cartunista brasileiro Carlos Latuff denuncia o apartheid que ainda persiste no país, trazendo à tona a divisão entre católicos e protestantes.
Latuff se encontra no parque Alexandra, localizado no norte de Belfast, onde mostra aos espectadores um muro que separa o parque em duas áreas distintas. Esse muro, conhecido como "muro da paz", foi construído após os acordos de paz de 1998, mas, paradoxalmente, representa a persistência das divisões na Irlanda do Norte.
O vídeo revela que, apesar de ser amplamente associada a questões religiosas, a divisão no país é, na verdade, uma disputa entre aqueles que buscam a unificação da Irlanda e aqueles que desejam que a região permaneça sob controle britânico. Latuff destaca que é curioso que, mesmo no século XXI, essa situação de verdadeiro apartheid ainda exista.
O cartunista mostra a parte do parque em que se encontra como a área católica, enquanto a parte mais distante é a área protestante. Ele menciona que, no passado, gerações de jovens travaram batalhas violentas com pedras e estilingues devido ao sectarismo existente.
Apesar do acordo de paz ter encerrado o conflito armado entre as forças republicanas irlandesas anticoloniais e as forças policiais e militares britânicas, a cidade de Belfast continua completamente dividida. Muros que separam os setores católicos e protestantes estão presentes por toda parte, reforçando a segregação.
Segregação persiste – O vídeo de Latuff chama a atenção para a persistência das divisões na Irlanda do Norte e questiona a efetividade dos acordos de paz. Ele evidencia que a questão vai além da religião e ressalta que os católicos defendem a unificação do país, enquanto os protestantes estão ligados à Grã-Bretanha e defendem a permanência da Irlanda do Norte sob controle britânico.
Enquanto a paz parecia ter sido conquistada há décadas, o vídeo de Latuff nos lembra que a segregação ainda está presente na Irlanda do Norte. A luta pela reconciliação e unidade continua, e é necessário um esforço conjunto para superar as barreiras físicas e emocionais que ainda dividem a população dessa região.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: