Dez anos sem George Harrison
Ex-beatle morreu aos 58 anos, em 29/11/2001; documentrio e livro contam detalhes sobre aexcntricavida do msico
Manuela Meneses _247- Há dez anos, o rock mundial perdia uma de suas maiores referências. O ex-beatle George Harrison morreu no dia 29 de novembro de 2001, em Los Angeles, vítima de complicações causadas por um câncer na garganta, diagnosticado nos anos 90.
A trajetória musical de George começou quando ficou amigo de um colega de classe mais velho, Paul McCartney, que precisava de um guitarrista para uma banda nova. O promissor grupo se tornou uma das maiores inspirações do cenário musical. Conhecido como o beatle calado, George é um dos maiores responsáveis pelas inovações no som do quarteto. Conhecido mundialmente como um dos maiores guitarristas de sua geração, o músico passou por diversas áreas em sua carreira. Atuou como cantor, compositor, ator e produtor de cinema em projetos paralelos.
Para contar todas as extremidades da vida de George, o cineasta Martin Scorsese produziu um documentário para libertá-lo da sombra deixada pela tumultuada separação do quarteto de Liverpool. A produção "George Harrison: living in the material world" foi divulgado na internet e pode ser assistido no site oficial do ex-beatle http://www.georgeharrison.com/#/.
Junto com o documentário, um livro de mesmo nome relata intimidades musicais do ex-beatle. A parte literária da vida de George foi produzida por sua segunda esposa, Olívia Trinidad Arias. A viúva do músico reuniu fotos inéditas, cartas pessoais e diários pessoais. Em 400 páginas, a publicação revela fotos inéditas da vida em família e dos momentos finais do guitarrista, com edição limitada e numerada. Participam do livro nomes como Eric Clapton, que foi casado com a primeira esposa de George, Pattie Boyd, o músico Eric Idle e Terry Gilliam (do Monty Python), Bob Dylan, e os companheiros de banda Ringo Starr e Paul McCartney. Além de astros da música, o livro traz também depoimentos da família Harrison.
Mesmo nos últimos anos, George nunca abandonou sua paixão pela música. Já no estágio final da doença, o músico estava gravando um álbum em segredo e quatro dias antes do falecimento, George mostrou as canções para sua família. O disco, que seria intitulado como “Portrait of a Leg End", fazia referência à sua conturbada relação com a vida de famoso. A fase mais conturbada causada pela fama começou quando um doente mental invadiu sua casa em 1999, quase 20 anos depois do assassinato de John Lennon. Armando com uma faca, o homem que se dizia fã dos Beatles, causou vários ferimentos no corpo do músico. Desde então, George é considerado uma das maiores lendas da música mundial, destacado por seu trabalho com os Beatles, sua competente carreira solo e por sua contribuição a música.
Assista ao trailer de Trailer George Harrison: Living In The Material World
Ouça Something e Herer Comes The Sun
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: