Documentário Piripkura, sobre índios, vence prêmio APCA

A APCA anunciou nesta quarta (12) os vencedores de 2018 em diversas categorias; entre os premiados está o documentário Piripkura, que conta a saga dos dois últimos sobreviventes do povo Piripkura, Pakyi e Tamandua, a partir da investigação de Jair Candor, um funcionário da FUNAI

Documentário Piripkura, sobre índios, vence prêmio APCA
Documentário Piripkura, sobre índios, vence prêmio APCA

247 - O prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) anunciou nesta quarta (12) os vencedores de 2018 em diversas categorias. Entre os premiados está o documentário Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra, Bruno Jorge. A obra conta a saga dos dois últimos sobreviventes do povo Piripkura, Pakyi e Tamandua, a partir da investigação de Jair Candor, um funcionário da FUNAI.

A escolha aconteceu em evento realizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo nesta terça (11), que reuniu críticos de artes de diversas áreas para escolher os melhores de 2018 em dez categorias, como Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura.

Piripkura já venceu os prêmios de melhor documentário no Festival do Rio e também do de Direitos Humanos do Festival Internacional de Documentário de Amsterdã (IDFA).

A cerimônia também foi marcada pela preocupação com o futuro do país. Em seu discurso, Celso Curi, presidente da APCA, destacou a importância do fortalecimento das associações culturais em momentos em que há fragilidades nas políticas públicas para as Artes e para a Cultura.

Inscreva-se na TV 247 e assista entrevista com as diretoras do filme:

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247