Documentário produzido na França retrata os últimos anos da crise no Brasil

"Encantado, o Brasil em Desencanto", uma leitura histórica e poética da crise brasileira nos últimos anos, realizado pelo brasileiro que mora na França Filipe Galvon, ficará disponível em VOD, com versão legendada em português, por 72h, até o fim do dia das eleições

Documentário produzido na França retrata os últimos anos da crise no Brasil
Documentário produzido na França retrata os últimos anos da crise no Brasil

247 - Na véspera da eleição no Brasil, o documentário "Encantado, le Brésil désenchanté" - "Encantado, o Brasil em Desencanto", uma produção francesa, mas realizada por um brasileiro que reside na França desde (o fatídico ano de) 2013, Filipe Galvon, fica disponível por um preço simbólico na internet para que tenhamos um panorama sobre a crise que toma o País nos últimos anos.

Trata-se de uma leitura histórica e poética da crise brasileira – ou melhor, como chamamos, do "desencanto" brasileiro recente – de 2013 até o momento atual, pelo ponto de vista da primeira geração de classes populares a estudar no exterior.

Para fazer essa leitura, o filme traça um paralelo com a realidade do bairro de origem do cineasta, que se chama "Encantado" e fica no subúrbio carioca. A região desse bairro passou por muitas transformações na ocasião da preparação das Olimpíadas de 2016, e ao mesmo tempo atravessou uma decadência e um abandono nítidos na sua paisagem e nos rostos de seus habitantes.

Além da voz dessa geração e da população do bairro do Encantado, a narrativa do filme se constrói com uma série de entrevistas com as principais personalidades que fazem e pensam política no Brasil (Dilma Rousseff, Ciro Gomes, Fernando Haddad, Guilherme Boulos, Vladimir Safatle, Leandro Karnal, Gregório Duvivier), além do pensador francês Alain Badiou, maior intelectual francês em atividade.

Uma exibição extraordinária do filme em VOD está sendo aberta pelos produtores ao preço simbólico de 1 euro durante 72h, até o fim do domingo 28, data da votação do segundo turno das eleições brasileiras. 

Avant-première em VOD
Duração: 56 minutos
Legendas em português
Tarifa: 1 euro
Disponível por 72h
Basta acessar o link abaixo:
https://vimeo.com/ondemand/encantado

SINOPSE:

O país que encantou o mundo está em desencanto? Considerado há alguns anos finalmente como o "país do futuro", o Brasil entrou a partir de 2013 em uma profunda crise política e econômica que abriu caminho para uma perigosa onda de extrema-direita. "Encantado" retraça os principais eventos desse período histórico, criando um paralelo com a decadência de um bairro do subúrbio carioca que passou por transformações para as Olimpíadas de 2016. Um retrato político e poético do Brasil que dá voz à primeira geração de origem popular a estudar no exterior para contar a história de um desencanto democrático.

Assista ao trailer:

Encantado, le Brésil désenchanté - Teaser from La Clairière Ouest on Vimeo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247