CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

É Tudo Verdade

O romance entre a poeta Gabriella Mistral e a americana Dana Davis tema de documentrio da mostra tudo verdade que comea hoje e apresentar 92 filmes de 29 pases

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A longa relação amorosa entre a poeta chilena Gabriella Mistral (1889-1957) e a americana Dana Davis é tema do documentário Loucas Mulheres, da cineasta María Elena Wood, atração da 16ª edição do Festival de documentários É tudo Verdade, que começa nesta sexta-feira 1 em São Paulo e no Rio de Janeiro. A homossexualidade de Gabriella, única mulher latino-americana a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, sempre foi assunto tabu no Chile e o seu relacionamento com Dana permaneceu envolto em mistério. O documentário realizado pela diretora chilena María Elena baseia-se em centenas de cartas e cadernos, 35 fitas de áudio e vários filmes em 16 milímetros, que trazem os últimos dez anos de vida da poeta.

Após a morte de Dana em 2006, tudo isso ficou sob os cuidados de sua sobrinha, Doris Atkinson. A cineasta teve acesso a todo esse material para criar Loucas Mulheres. Além de iluminar a intimidade entre as duas mulheres, o filme revela uma outra Gabriella, mais doce, alegre e feminina que a figura sóbria e fechada que se conhecia até então. “A imagem que nós temos no Chile de Gabriela Mistral é a de uma estátua, uma mulher sem tonalidades, cinza”, diz María Elena. Outro bom momento do festival é o documentário Mas o Cinema é Minha Amante acompanhado pelo curta-metragem Imagens do Playground, ambos produções da Ingmar Bergman Foundation e com direção do cineasta e crítico sueco Stig Björkman. Os filmes prestam uma homenagem à vida e obra do cineasta Ingmar Bergman (1918-2007) e dele participam importantes diretores de cinema, como Lars Von Trier, Martin Scorsese e Woody Allen. Destaque também para Black Power Mixtape, longa-metragem de Goran Hugo Olsson que retrata o movimento negro nos EUA e traz um belíssimo perfil de uma de suas ativistas mais influentes, a artista Angela Davis, e artistas engajados contemporâneos, como Spike Lee.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

SERVIÇO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É Tudo Verdade – 16º Festival Internacional de Documentários

São Paulo e Rio de Janeiro – 31 de março a 10 de abril. Mais informações pelo site www.itsalltrue.com.br

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO