HOME > Cultura

Festival BaixoCentro começa em São Paulo

Exibio de curtas no Minhoco, s 20h30, inaugura o evento; so mais de 100 atraes gratuitas; festival vai at 1 de abril

Festival BaixoCentro começa em São Paulo (Foto: Danilo Verpa/Folhapress)

Aline Oliveira _247 – A partir das 20h30 de sexta-feira, as ruas do centro de São Paulo serão tomadas por uma avalanche de shows, espetáculos teatrais, performances e exibição de filmes. Tudo organizado pelo Festival BaixoCentro, que, até o dia 1º de abril, ocupará Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda e Luz, bairros que compõem o chamado baixo centro.

Os integrantes do coletivo Casa da Cultura Digital tiveram a ideia de fazer essa manifestação cultural há quase um ano por acharem que a cidade está cada vez mais fechada e que ela deve ser apropriada por quem, de fato, a pertence. “É um movimento de disputa pela cidade, das pessoas contra as intervenções do estado. Em São Paulo, você não pode fumar, não pode fazer uma festa com som alto, daqui a pouco não poderá beber”, critica o promotor cultural Lucas Pretti.

O festival não teve nenhum apoio governamental ou empresarial e foi 100% custeado coletivamente, através do Catarse, site de crowdfunding. Ao todo foi arrecadado mais de R$ 17 mil.

A programação contempla mais de 100 atrações e foi decidida coletivamente – com chamadas e discussões nas redes sociais – e será aberta com um festival de curtas apresentado no Minhocão. É o Elevado Costa e Silva, aliás, que receberá no próximo domingo - último dia do evento - um parque, com grama artifical e piscina. Para ver toda a programação, acesse o site.