Festival leva jazz a três estados
I Love Jazz terá entrada gratuita e apresentações ocorrerão em Brasília, em Belo Horizonte e no Rio



Agência Brasil – Aproximar o jazz da população é a proposta do Festival Internacional I Love Jazz, que está sendo realizado em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Brasília. Segundo o idealizador e diretor-geral das apresentações, Marcelo Costa, a ideia surgiu em 2009, com a “proposta de levar o jazz a espaços públicos para que as pessoas pudessem ter contato com esse tipo de ritmo”. Os shows são gratuitos.
“Mostramos que o jazz não é uma música para poucos, uma vez que nasceu nos bairros mais populares de New Orleans [nos Estados Unidos]”, destacou Costa.
O I Love Jazz prioriza o ritmo mais clássico, produzido entre as décadas de 20 e 40. O festival é também uma oportunidade para estimular o intercâmbio entre os artistas brasileiros e estrangeiros. A quarta edição traz atrações como Scott Hamilton Quartet, Dukes of Dixieland, Meschiya Lake and The Little Big Horns, George Gee Swing Orchestra, Judy Carmichael e os brasileiros Happy Feet Jazz Band e Caffeine Trio.
Marcelo Costa diz que o sucesso do festival foi confirmado logo na primeira edição, quando 23 mil pessoas assistiram às apresentações principais e 9 mil aos pockets shows (de curta duração), nas cidades de Belo Horizonte, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília. Na segunda edição, em 2010, o público estimado chegou a 42 mil pessoas em nove dias de programação gratuita, enquanto aos pockets shows compareceram 12 mil pessoas, nas mesmas cidades. No ano passado, foi registrado recorde de público: mais de 84 mil espectadores nos shows e 38 mil nos pockets shows, em Belo Horizonte, em Brasília, no Recife e no Rio de Janeiro.
Hoje (5) haverá apresentações em Brasília e Belo Horizonte, a partir das 17h. No Rio, o público poderá conferir as atrações nos dias 7 e 9 de agosto, a partir das 19h. Confira a programação do festival.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247