CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Fetiche das estrelas

Vem ao Brasil exposio do fotgrafo americano Steven Klein que retrata famosos da moda, da msica e do cinema em ensaios fortes inspirados pelo film noir e pelos trash movies. Confira

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natália Rangel_247 - Um dos artistas mais requisitados pelo universo do showbiz, o fotógrafo americano Steven Klein, 50 anos, é também diretor e roteirista de vídeos e costuma trabalhar suas imagens no universo das artes visuais. Klein é conhecido como o homem que devassa os fetiches de figuras célebres. É de sua autoria o exótico clipe Alejandro, de Lady Gaga, que gerou polêmica junto à Igreja Católica por utilizar símbolos religiosos. O artista já foi acusado de sensacionalismo mas se tornou cult depois de ganhar o respeito de celebridades do calibre de Madonna, Bjork e Natalie Portman. Prestigiado em salas de exposição em Nova York e Londres, Klein desembarca no Brasil no final do mês para acompanhar a montagem de sua exposição USAnatomy que traz ensaios com atrizes, astros da música, bandas de rock, topmodels, jogadores de futebol e criadores de moda. Angelina Jolie, Brad Pitt e Justin Timberlake estão entre os retratados.

Embora os nomes famosos tenham sido decisivos para alavancar o seu trabalho, a forma como Klein retrata estas personalidades públicas é que torna os seus ensaios vanguardistas e artísticos. Ele não é equilibrado, não mantém um apelo estético publicitário ou demonstra se preocupar em não chocar espectadores incautos. Assim, desfilam para as suas lentes, encarnados em celebridades que às vezes demoramos a reconhecer, instantes de fetiche, romance, nudez, sadomasoquismo, além de seres robóticos e enfermeiras demoníacas. A mostra inclui 87 trabalhos, entre eles 40 fotos (incluindo dois trípticos em grandes dimensões) e 47 polaróides originais de seus ensaios fotográficos. Também integra a exposição um vídeo de oito minutos com uma retrospectiva dos 15 anos de carreira do fotógrafo, intitulado “Your hallucination is now complete”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na definição do curador de USAnatomy, Chico Lowndes, Klein é o grande criador de imagens icônicas do momento. “As imagens vanguardistas criadas por Steve Klein impressionam pela energia, pela força bruta, pelo fetichismo, resultado do seu approach inovador e criativo. Suas longas séries trazem narrativas épicas, muitas vezes subversivas, que resultam da exploração e confluência do movimento com o estático. Steven é capaz de ultrapassar os limites da fotografia tradicional de moda e ampliar sua presença no universo da arte”, diz Lowndex.

A mostra tem direção executiva de Guili Alves de Lima e Gui Afif. O projeto Iguatemi Photo Series já apresentou com grande sucesso de público e crítica as mostras Heaven to Hell – Belezas e Desastres de David LaChapelle, em 2008; Chop off their heads de Rankin, em 2009; A Message for You, de Guy Bourdin, também em 2009, e Journey of a Dress, de Diane Von Furstenberg, em 2010. Esta é a quinta edição do projeto. Os vídeos seguintes são, respectivamente, Alejandro, com Lady Gaga; Lara, Fiction Noir, com Lara Stone; e Madonna em ensaio para vogue remixado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO