HOME > Cultura

Gabriela Duarte diz que deu repost em postagem chamando Caetano e Gil de "decadentes" por engano

O episódio ocorreu quando nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan e Chico Buarque se apresentaram em um grande protesto em Copacabana

Gabriela Duarte diz que deu repost em postagem chamando Caetano e Gil de "decadentes" por engano (Foto: Reprodução/Instagram)

247 - A atriz Gabriela Duarte usou seu perfil no Instagram, nesta terça-feira (23/9), para esclarecer uma polêmica envolvendo seu nome após compartilhar, por meio da ferramenta de repost, conteúdos críticos a artistas da MPB que participaram do ato contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A informação foi divulgada pela coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles.

O episódio ocorreu no domingo (21/9), quando nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan e Chico Buarque se apresentaram em um grande protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro. Entre os posts replicados pelo perfil da atriz estava um vídeo em que os músicos eram chamados de “decadentes”. A repercussão negativa levou Gabriela a gravar um vídeo para seus seguidores.

“Eu tô muito chocada porque eu não repostei nada daquilo. Eu acho que a gente tem aqui uma questão geracional mesmo, de uma pessoa que não sabe o que que é a função do negócio e apertei um botão que nem sabia que estava apertando”, explicou a atriz. Ela reforçou que não costuma abordar política em suas redes: “De qualquer forma, gente, eu nunca falei de política nas minhas redes, eu não uso as minhas redes para isso. Então não ia ser assim que eu ia me colocar, me expor, e muito menos falando mal de pessoas que eu admiro profundamente, que é o Gil, Caetano, o Chico, imagina!”.

Apesar da negativa, internautas indicaram que Gabriela Duarte segue, em sua conta no Instagram, perfis de políticos e páginas de extrema direita conhecidas por propagar desinformação na área cultural, incluindo perfis ligados ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e a grupos declaradamente antipetistas.

Filha da também atriz Regina Duarte, Gabriela sempre manteve uma postura discreta em relação a pautas políticas, diferentemente da mãe, que chegou a ocupar a Secretaria Especial da Cultura durante o governo de Jair Bolsonaro. O episódio reacende o debate sobre a influência das redes sociais em declarações públicas e o risco de interpretações equivocadas em um ambiente marcado por disputas ideológicas.