Globo de Ouro inicia temporada de premiações do cinema

Evento ser realizado neste domingo, em Beverly Hills, nos EUA; lder de indicaes o filme mudo francs "The Artist"

Globo de Ouro inicia temporada de premiações do cinema
Globo de Ouro inicia temporada de premiações do cinema (Foto: REUTERS/Danny Moloshok)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Manuela Meneses _247 - A temporada de premiações rumo aos Oscar 2012 começa na noite deste domingo, 15, com a 69ª edição do Globo de Ouro. O primeiro grande prêmio do ano será transmitido pelo canal pago TNT a partir das 22h, com a chegada de diretores, roteiristas e atores ao tapete vermelho do hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Para os cinéfilos brasileiros, o evento será exibido com tradução simultânea e comentários do crítico de cinema Rubens Ewald Filho. O comediante britânico Ricky Gervais apresentará a cerimônia pela terceira vez consecutiva. Durante a premiação do ano passado, o humorista causou polêmica com suas tiradas sarcásticas. Gervais disse ao programa "Today", da NBC, que não aceitará ser censurado para a transmissão do evento.

O líder de indicações é o filme mudo francês "The Artist" ("O Artista"), de Michel Hazanavicius, que concorre a seis prêmios: melhor filme - comédia/musical, diretor, ator e atriz de comédia/musical, roteiro e trilha sonora original. Em seguida, aparecem os filmes “Os Descendentes”, de Alexander Payne, estrelado por George Clooney, e “Histórias Cruzadas”, dirigido por Tate Taylor, com cinco indicações cada um. Ambos disputam o prêmio na categoria de melhor filme-drama, junto com "Cavalo de Guerra", "A Invenção de Hugo Cabret", "Tudo pelo Poder" e "O Homem Que Mudou o Jogo".

A segunda categoria mais importante da cerimônia é a escolha de melhor filme-comédia. Os indicados são "Meia-Noite em Paris", "50/50", "Missão Madrinha de Casamento", "Sete Dias com Marilyn" e "The Artist", vencedor da maioria das premiações paralelas e favorito da crítica.

Os vencedores são escolhidos por votos de integrantes da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Oitenta e oito jornalistas têm regras de votação e campanhas promocionais bem menos restritivas do que o Oscar. Duas brasileiras fazem parte da comissão julgadora: Paoula Abou-Jaoude e Ana Maria Baiana. Outros representantes da América do Sul também participam da votação: Argentina (com dois membros) e Chile/Peru (um representante).

Os vencedores do Globo de Ouro são considerados favoritos ao Oscar. Porém, os profissionais de Hollywood acreditam que a escolha da premiação seja uma preferência isolada, já que seus votantes são diferentes: em um, jornalistas, no outro, profissionais da indústria cinematográfica. Nos últimos dez anos, o Globo de Ouro acertou o vencedor do Oscar apenas quatro vezes.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email