Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira (vídeo)

O galpão, localizado na zona oeste de São Paulo, armazena parte do acervo da Cinemateca e já havia sido atingido por outro incêndio em 2016

Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira
Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News

Rede Brasil Atual - Um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, no início da noite desta quinta-feira (29). O local abriga parte do acervo da instituição, constituído de mais de 100 anos de história do maior acervo audiovisual da América Latina, em cerca de 250 mil rolos de filmes.

Segundo o comandante do operação do Corpo de Bombeiros, a intensidade das chamas e a densidade da fumaça indica a presença de materiais altamente inflamáveis. Onze viaturas foram enviadas.

Em julho de 2020, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) moveu ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca.

PUBLICIDADE

A promotoria questionou a falta de contrato para gestão da instituição e destaca problemas como risco de incêndio, falta de vigilância, atrasos nas contas de água e luz, e de salários. Em agosto passado, o desmonte e fragilização da instituição pelo governo Bolsonaro avançou, com o anúncio de demissões do pessoal técnico da instituição.

No entanto, em maio último, o MPF-SP suspendeu a ação contra a União depois que o governo federal se comprometeu a mostrar as ações implementadas pela preservação do patrimônio no prazo de até 45 dias, o que ainda não ocorreu.

Os cuidados de manutenção e preservação do acervo são feitos por mão de obra altamente especializada. Em sucessivas reportagens, a RBA alertava que, sem corpo técnico capacitado, toda a memória nacional ali guardada corria sério risco de desaparecer.

PUBLICIDADE

O local já foi atingido por incêndio em 2016. Na ocasião, cerca de 500 obras foram destruídas. No ano passado, um temporal alagou o galpão e parte do acervo foi, novamente, comprometido.

 

PUBLICIDADE

 

 

Inscreva-se na TV 247, seja membro e assista ao nosso boletim sobre o tema:

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email