CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Inverno erudito

Concertos prestam homenagem aos 200 anos do nascimento de Franz Liszt e o festival de Campos de Jordo rene 55 apresentaes em 20 dias

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natália Rangel_247 – As férias de inverno começam neste final de semana com diversificada agenda erudita. O Festival de Campos do Jordão dá a largada no sábado 2 com uma intensa programação clássica conduzida pelo violoncelista e maestro Pinchas Zukerman da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. No ano em que se celebra o bicentenário do nascimento do pianista e compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886), concertos e festivais vêm celebrar a data no Brasil e no mundo. O Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, organiza uma série de seis apresentações neste mês de julho que irão incluir no repertório as peças mais importantes do artista, entre elas a sinfonia em si menor (tocada pelo pianista Nelson Freire, assista ao vídeo), as rapsódias e os poemas sinfônicos. Liszt foi o precursor neste gênero de adaptar obras literárias para partituras musicais. Entre as mais conhecidas estão a Sinfonia de Dante, inspirada na obra-prima do escritor, e Sinfonia de Fausto, na obra do autor romântico Goethe.

O Festival de Música de Campos de Jordão que começa nesta sexta-feira 1 na cidade serrana paulista, também incluir no seu repertório de convertos obras do compositor, que também é o tema do tradicional Festival de Sintra, em Portugal, que está em sua 46ª edição e o dedica a Franz Liszt e Gustav Mahler. Além disso, o selo Hyperion está relançando as obras completas do compositor húngaro executada pelo pianista australiano Leslie Howard, o único a gravar todas as peças do compositor na íntegra ao longo de 14 anos de sua carreira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO