CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

James Franco será James Dean

Ator em franca ascenso em Hollywood ir encarnar o mtico ator americano em videoarte que est entre as atraes da Bienal de Veneza em junho

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ator James Franco reúne todas as credenciais para ser o próximo grande galã de Hollywood. Ele foi indicado ao Oscar esse ano por sua atuação em 127 horas, de Danny Boyle, escolhido para apresentar a cerimônia ao lado da atriz Anne Hathaway e, de quebra, eleito um dos homens mais sexies do mundo pela revista People. Franco, no entanto, pertence a uma linhagem de atores bem diferente de predecessores como Harrison Ford ou Tom Cruise. Longe de focar esforços na conquista de uma estrela na calçada da fama do estúdio mais influente do mundo, Franco mantém uma diversificada agenda dedicada a produções independentes e de vanguarda, algumas até bastante críticas ao padrão hollywoodiano de qualidade.

É o caso de seu mais novo trabalho que será exibido pela primeira vez na Bienal de Veneza em que ele interpreta o astro James Dean. (Franco ganhou notoriedade em 2001 ao interpretar James Dean numa produção independente para a tevê que lhe rendeu o Globo de Ouro). Trata-se de uma homenagem à mítica figura do ator inspirada no clássico Rebelde sem causa, de 1955, e também uma crítica ácida à cultura das celebridades tão incensada pela indústria do cinema. Dean, que morreu neste mesmo ano em um trágico acidente automobilístico, interpretava um jovem em conflito com a família e as regras sociais em uma primorosa produção de Hollywood. O trabalho realizado por Franco e uma equipe de artistas apresenta a instalação de um carro sendo suspenso por um guincho ao mesmo tempo que exibe o vídeo com a interpretação de Franco – fala de masculinidade, força, auto-destruição e do ambienta insalubre forjado nos bastidores da fama. O assunto interessa pessoalmente ao ator, que traz em seu braco direito o nome do ator Brad Renfro, morto em 2008 de uma overdose de heroína (foi tatuado com um canivete). A história de Renfro e a tatuagem no braço tudo isso foi documentado em fotos e em vídeo. Além de ser um entusiasta da videoarte, James Franco está fazendo seu doutorado em literatura na Universidade de Yale e tem tem um livro de contos já pronto para publicar. No ano passado, o Moma, em Nova York, exibiu o vídeo Erased James Franco, de 63 minutos, do artista conhecido como Carter, em que o ator reencena passagens de filmes de Todd Haynes e John Frankenheimer. Franco também estrelou The Room: before and after, vídeo experimental dirigido por Dave Eggars.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO