CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

João Gilberto faz 80 anos e anuncia shows e canções inéditas

O intempestivo e genial cantor e compositor baiano celebra o aniversrio, anuncia cinco shows e o lanamento de DVD com msicas inditas. Assista aos vdeos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natália Rangel_247 - O genial músico baiano João Gilberto, fundador da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, e dono de gravações históricas ao lado de lendas do jazz, com Stan Getz, é popular no youtube, o site que hospeda vídeos na internet. Tanto pelo que fez de mais precioso, quanto pelo seus momentos mais irritadiços. Um exemplo é o vídeo de um show na sua cidade natal, Juazeiro, em que, antes de cantar “Eu vim da Bahia”, ele reclama sem parar de estar cansado, “há um mês sem dormir”, e reage a algumas vaias que vêm da platéia chamando alguém do público de um “autêntico imbecil”. Enfim, com episódios assim, João Gilberto construiu sua fama de gênio atormentado, temperamental, intratável e imprevisível, que o acompanha até hoje. O jeito genioso e incorrigível do músico, no entanto, alimentou a lenda em torno de seu comportamento idiossincrático, e assim, a mídia também não perdoa um deslize sequer.

Talvez isso explique o fato de que, as vésperas de seu aniversário de 80 anos, comemorados nesta sexta-feira 10, João Gilberto seja citado nas páginas dos jornais por brigas com vizinhos, desentendimentos com condôminos e afins. Como gostava de dizer o seu bom parceiro Tom Jobim, a imprensa brasileira não perdoa os seus artistas mais bem sucedidos, e sempre busca destacar o que ele tem de pior, menosprezando a sua arte. Exagero ou não, o que importa nisto tudo é que João Gilberto é um dos cantores, instrumentistas e compositores mais importantes do Brasil e completa seis décadas de carreira anunciando shows para o segundo semestre e o lançamento de CD e DVD com canções inéditas, algumas das centenas que ele vem compondo em seu longo exílio voluntário em um apartamento no bairro carioca do Leblon. Voltando ao youtube, também no site você consegue encontrar vídeos raros, um deles é o “Samba da minha Terra”, primeira gravação de música e imagem feita com o músico e disponível na internet.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O fato de lhe faltar os últimos acordes da canção não diminui seu valor artístico. Outros momentos especiais, como as parcerias com Tom Jobim, Caetano Veloso e Stan Getz podem ser acessados nos vídeos abaixo. João Gilberto teve um outro papel importante para canção brasileira: o seu cantar seco, sem voz, vociferando baixo os versos de suas composições encorajou outros músicos a darem voz às suas próprias composições. Entre eles, Nara Leão, Chico Buarque e Jorge Benjor, e influenciou o projeto Acústico MTV, com voz e violão, onde Rita Lee gravaria o seu Bossa’n’roll. Nas geração mais recentes, está Fernanda Takai, que traz em sua voz o estilo de cantar de Nara Leão, herdeira musical de João Gilberto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO