HOME > Cultura

Lolita Rodrigues, pioneira da TV brasileira, falece aos 94 anos

A atriz, cantora e apresentadora estava internada em um hospital de João Pessoa, na Paraíba

Lolita Rodrigues, pioneira da TV brasileira, falece aos 94 anos (Foto: Reprodução)

247 - A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues faleceu neste domingo (5), aos 94 anos, vítima de pneumonia. Segundo o Metrópoles, Lolita estava internada em um hospital de João Pessoa, Paraíba, e a notícia foi confirmada por sua filha, Silvia Rodrigues.

Nascida Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite em 10 de março de 1929, Lolita iniciou sua trajetória artística aos 10 anos, participando de radionovelas na Rádio Record, em São Paulo. A artista, que também se destacou como cantora, deixou sua marca em diversas rádios, incluindo Bandeirantes, Cultura e Tupi.

O apelido "Lolita" foi carinhosamente dado por sua mãe em homenagem a uma prima espanhola. Ao estrear na TV Tupi em 1950, substituindo Hebe Camargo como apresentadora, Lolita marcou o momento ao cantar o Hino da Televisão Brasileira, feito especialmente para o momento.

Casada com Aírton Rodrigues em 1951, Lolita teve sua única filha, Silvia Regina Rodrigues Leite. Juntos, apresentaram programas memoráveis como "Almoçando Com as Estrelas" e "Clube dos Artistas" até 1983, quando Aírton faleceu.

Seu primeiro papel de destaque foi em 1957, interpretando a cigana Esmeralda na telenovela "O Corcunda de Notre Dame". Amiga próxima de Hebe Camargo e Nair Bello, Lolita deixou sua marca em novelas como "2-5499 Ocupado", "A Viagem", "Uga Uga", "Kubanacan", "Zorra Total" e "Viver a Vida", sua despedida da tela antes da aposentadoria.

A trajetória única de Lolita Rodrigues foi imortalizada na biografia "De Carne e Osso", escrita pela jornalista Eliana Castro.