Marcelo Rubens Paiva dirige peça 'Deus é um DJ' no Rio
Protagonizada por Maria Ribeiro e Marcos Damigo, a pea do alemo Falk Richter est sendo montada pela primeira vez Brasil
Monitorado por câmeras durante 24 horas, um casal revela ao mundo sua intimidade. Ou um remendo dela. Em cartaz no Rio, "Deus É Um DJ" é a nova empreitada de Marcelo Rubens Paiva como diretor. E trata de uma situação quase corriqueira em tempos de redes sociais: desvela os esgarçados e tênues limites entre vida pública e privada.
Protagonizada por Maria Ribeiro e Marcos Damigo, a peça do alemão Falk Richter já foi traduzida para mais de 30 idiomas, mas nunca havia sido montada no Brasil. Trancados dentro de uma galeria de arte, um DJ e uma VJ põem em xeque a noção de realidade. O que é real em um mundo midiático?
Curiosamente, "Deus É Um DJ" foi escrita em 1998. "Um ano antes da primeira versão do programa Big Brother ir ao ar", lembra Paiva. Trata-se, portanto, de um tempo em que a internet ainda titubeava, um mundo distante, em que os reality shows ainda não haviam se tornado uma febre.
Mas não foi apenas a temática que fisgou o diretor. É a segunda vez que o escritor e jornalista encara a tarefa de dirigir um texto que não seja de sua lavra. E, neste caso, a forma como o autor elabora sua dramaturgia também serviu de chamariz. "Richter brinca o tempo inteiro com o jogo teatral. E eu gosto dessas situações que te permitem dessacralizar o teatro", ele comenta.
A todo momento, os atores quebram a separação entre palco e plateia. Também não faltam lances de humor, certo olhar ácido para o que nos acostumamos a ver como banal: o momento em que nos tornamos o próprio produto a ser propagandeado, comercializado.
A encenação não ocupa uma sala convencional de teatro, mas um cubo de vidro construído no pátio do centro cultural Oi Futuro. Tal qual a galeria de arte descrita no texto de Richter, o espaço não funcionará apenas nos horários do espetáculo. Ocupado com obras do fotógrafo Vicente de Mello - criadas especialmente para a encenação -, estará aberto para visitação durante todo o dia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Serviço
Deus É Um DJ
Local: Oi Futuro
Rua 2 de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 3131-3060
Horário: 5ª a dom., às 20h - até 13/11
Preço: R$ 15
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: