HOME > Cultura

Morre, aos 83 anos, o escritor mexicano Carlos Fuentes

Um dos mais importantes nomes da literatura da América Latina, ele estava internado no Hospital Ángeles de Pedregal, na Cidade do México

Morre, aos 83 anos, o escritor mexicano Carlos Fuentes (Foto: Paula Giolito/Folhapress)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

Agência Brasil - Um dos mais importantes nomes da literatura da América Latina, o escritor mexicano Carlos Fuentes morreu aos 83 anos, no Hospital Ángeles de Pedregal, na Cidade do México, onde estava internado. A morte de Fuentes foi confirmada por Consuelo Sáizar, titular do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México. Segundo parentes, o escritor sofria de problemas cardíacos.

Filho de diplomatas mexicanos, Carlos Fuentes nasceu na Cidade do Panamá, em 1928, chegou a morar no Rio de Janeiro, mas vivia no México desde a adolescência. Escreveu mais de 20 romances, entre eles A morte de Artemio Cruz e Gringo Velho, com edições traduzidas para o português. Recebeu vários prêmios em sua longa carreira. Entre os mais significativos estão o Miguel de Cervantes (1987) e o Príncipe de Astúrias (1994).

Além das obras de ficção, também ficou conhecido pelos ensaios sobre política e cultura. Fuentes fez parte de um movimento literário formado no século passado por autores que criticavam as estruturas políticas arcaicas da América Latina.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...