CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Mozart inédito

Partitura descoberta em livro de anotaes executada pela primeira vez, no prprio piano que pertenceu ao msico

Mozart inédito (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma partitura para piano inédita de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), descoberta acidentalmente no meio de um livro de notas, foi apresentada pela primeira vez ao público na casa onde o músico viveu em Salzburgo, na Áustria. A partitura, "Allegro Molto in C Major", foi executada na manhã de sexta-feira pelo pianista Florian Birsak no próprio piano que pertenceu a Mozart.

Por séculos, o fragmento ficara esquecido dentro de um livro de anotações, até que foi encontrada pelo pesquisador Hildegard Hermann-Schneider, no início do mês, na província austríaca do Tirol. Ele documentava fontes musicais antigas da região quando se deparou com a partitura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fundação Mozarteum, que cuida do legado do compositor, atribuiu a autoria explicitamente a Mozart, embora a partitura tenha sido manuscrita por um escrivão tirolês. Musicólogos que estudaram o fragmento acreditam que Mozart o compôs aos 11 anos de idade. Birsak comentou que trata-se, claramente, de um dos primeiros trabalhos do compositor austríaco, no qual já é possível perceber "pequenos detalhes" que antecipam sua genialidade.

Mozart começou a compor aos cinco anos de idade, e deixou um legado de mais de 600 obras. Além de cuidar da preservação das obras, a Mozarteum também se dedica a investigar cientificamente a vida e a obra do compositor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assista à première mundial no piano de Mozart.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO