CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Na cozinha com Itamar Assumpção

Espao cultural lana a srie Iconoclssicos com a exibio do documentrio indito "Daquele instante em diante," que conta a vida e a obra do artista paulista

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O documentário "Daquele instante em diante", sobre a vida e a obra de Itamar Assumpção, abre a série de exibições da mostra Iconoclássicos, nesta sexta-feira 8, em São Paulo. O diretor Rogério Velloso garimpou imagens raras em acervos e arquivos particulares. Muitas das entrevistas com amigos e artistas como Suzana Salles, Paulinho Le Petit, Alice Ruiz e Marta Amoroso se transformam em um descontraído bate-papo na parte da casa que o artista mais gostava e mais frequentava: a cozinha. Lembranças de Itamar lavando a louça ou cuidando de suas orquídeas, ou ainda das plantas da casa de um amigo, ou mesmo de um desconhecido, revelam uma delicadeza que dialoga diretamente com a música que ele produzia e com o seu estilo rústico de cantar. Segundo Velloso, mesmo quando escritas ou compostas por outros artistas as músicas de Itamar se tornavam extremamente autorais, como se tudo o que ele cantasse fosse, de certa forma, contar ao público parte de sua história pessoal e de sua visão de mundo. Isso faz com que seja possível conhecer Itamar ao escutar o que ele produziu.

Velloso mergulhou, ao longo de dois anos, em um processo intenso de entrevistas e seleção de trechos em mais de 180 horas de gravações. Acostumado a ter o controle da situação em seus trabalhos de publicidade e videoarte, nesse caso, o diretor se permitiu experimentar mais e se deixou conduzir sem roteiro pelos encontros com pessoas que conviveram e trabalharam com o Nego Dito. "Eu e toda a equipe percorremos a história e o trabalho de um músico cheio de facetas. Cada pessoa que conheceu Itamar conheceu um Itamar diferente", conta Velloso. "Foi fabuloso me jogar neste caldeirão de alquimia em busca da essência desse artista." Aos poucos, o documentário revela a complexidade de Itamar Assumpção. Desde a dinâmica dos ensaios, a reinvenção constante de seu estilo, passando por apresentações antológicas como a do Festival MPB Shell, da Rede TV Globo, até as lembranças do artista no seu lado mais pessoal: sua paixão por orquídeas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assistir ao filme de Velloso é se deixar conduzir não apenas pela trajetória do artista, mas pela sua essência, originalidade, talento e inquietudes. "Eu me via em dialogo constante com ele, me perguntava a todo o momento como ele gostaria de ser mostrado aqui, como ele via aquela história. Assim, ia me colocando na perspectiva do Itamar que eu fui conhecendo", conta o diretor. "No final, um filme que começou com arquivos, aos poucos, foi trazendo Itamar Assumpção vivo, humano, presente", comenta. O filme permanece em cartaz durante todo o mês de julho, no Cine Unibanco Arteplex, do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e nas salas Unibanco nas cidades já citadas. Simultaneamente, permanecerá em cartaz por um mês nas salas do mesmo cinema em Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Santos. Em todas as salas a exibição do filme será gratuita.

Em 5 de agosto, também nas mesmas cidades e salas de cinema, o homenageado é o poeta Paulo Leminski. Ex Isto, o longa-metragem dirigido pelo cineasta e artista plástico Cao Guimarães é o único filme do projeto Iconoclássicos já exibido anteriormente - no encerramento do 38º Festival de Cinema de Gramado, na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no Festival de Cinema do Rio de Janeiro de 2010, na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Vira Cultura, na Livraria Cultura, e na 29ª Bienal de São Paulo. Com o ator baiano João Miguel como protagonista, ele se baseia no romance Catatau do poeta curitibano. No dia 2 setembro entra em cartaz Assim É, Se Lhe Parece, sob a direção de Carla Gallo que em 2000 dirigiu Tom Zé ou Quem Irá Colocar Uma Dinamite Na Cabeça do Século? sobre o músico baiano, e em 2008 fez O Aborto dos Outros, o qual trata o tema como problema de saúde pública, sob o ponto de vista da mãe. Agora ela coloca luz sobre o universo criativo de Nelson Leirner. Trata-se de um documentário despojado sobre a intimidade desse artista, que avesso à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte, apropriou-se com liberdade e sem preconceitos das informações e ferramentas que lhe serviram para a criação artística.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em outubro, devido à programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, não haverá exibição. Assim, o documentário EVOÉ! Retrato de um Antropófago entra em cartaz no dia 4 de novembro. O filme mistura de forma labiríntica, à moda do dramaturgo, ator e cenógrafo José Celso Martinez Corrêa, depoimentos recentes e imagens de seu acervo. No documentário, Tadeu Jungle - que dirigiu quatro DVDs de espetáculos do Teatro Oficina - e Elaine César - integrante do grupo de Oficina e curadora da Ocupação Zé Celso, exposição realizada no Itau Cultural em 2009 - retratam o líder da associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, também misturam depoimentos recentes em viagens pelo sertão da Bahia, Alagoas e Grécia. O ultimo filme dessa série do projeto Iconoclássicos a ser exibido, a partir do dia 2 dezembro é Mr. Sganzerla - Os Signos da Luz, filme-ensaio dirigido pelo premiado cineasta e documentarista Joel Pizzini. Por meio de signos e nomes de referência recorrentes em seus filmes como Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade, ele recria o imaginário de Rogério Sganzerla, diretor de clássicos como O Bandido da Luz Vermelha e A Mulher de Todos.

Projeto que o Itaú Cultural inaugura agora, Iconoclássicos tem antecessores em outros eventos realizados pelo Itaú Cultural desde 2006. Começou com o interesse despertado em contemporâneos de Itamar Assumpção e em toda uma nova geração de músicos e artistas pela exposição Maldito Vírgula Fundamental - realizada no instituto naquele ano. Assim, o instituto se inspirou a criar a série Ocupação, uma série de mostras sobre a vida e obra de artistas-referência para a sua e as novas gerações, permitindo que vários perfis de público tomem contato com a obra desses artistas, e, ainda, que a instituição direcione a sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão de seu papel no universo artístico e social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse projeto se integra ao trabalho perene do instituto com programas como o Rumos, que há 13 anos incentiva a produção contemporânea colaborando para o aprimoramento de criadores, a difusão de suas obras e a reflexão sobre a arte atual. Também reafirma o compromisso da instituição com a preservação do patrimônio cultural e artístico do país, uma vez que registra a obra de cada um desses artistas em uma publicação e no site do Itaú Cultural.

SERVIÇO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

ICONOCLASSICOS

Daquele Instante Em Diante

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Itamar Assumpção por Rogério Velloso (110 min, 2011)

Para convidados: 5 de julho de 2011, às 21h30, no Cine Arteplex Unibanco Frei Caneca, salas 4, 5 e 6

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

Em cartaz: De 8 de julho até 4 de agosto de 2011 (horário a definir)

Espaço Unibanco Pompéia, Espaço Unibanco Augusta e Arteplex Frei Caneca

 

Ex Isto

Paulo Leminski por Cao Guimarães

86 min, 2010

Para convidados: 2 de agosto de 2011, às 21h30

Em cartaz: De 5 de agosto a 1º de setembro de 2011

 

Assim É, Se Lhe Parece

Nelson Leirner por Carla Gallo

75 min, 2011

Para convidados: 30 de agosto de 2011, às 21h30

Em cartaz: De 2 até 29 de setembro de 2011

 

EVOÉ! Retrato de um Antropófago

Zé Celso por Tadeu Jungle e Elaine Cesar

104 minutos, 2011

Para convidados: 1º de novembro de 2011, às 21h30

Em cartaz: De 4 de novembro até 1º de dezembro de 2011

Mr Sganzerla - Os Signos da Luz

Rogério Sganzerla por Joel Pizzini

Para convidados: 29 de novembro de 2011, às 21h30

Em cartaz: De 2 a 29 de dezembro de 2011

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO