TV 247 logo
    HOME > Cultura

    Nossa ignorância na América Latina

    Oliver Stone, em 1986, dirigiu um longa retratando os horrores em El Salvador e sua guerra civil. Pontualmente ele explora um dos marcos que fora o assassinato do Monsenhor Romero. Para quem não assistiu está disponível no Youtube

    Oliver Stone, em 1986, dirigiu um longa retratando os horrores em El Salvador e sua guerra civil. Pontualmente ele explora um dos marcos que fora o assassinato do Monsenhor Romero. Para quem não assistiu está disponível no Youtube (Foto: Gisele Federicce)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Por Rafael Samways, para o Brasil 247

    Na Tela

    No último final de semana houve grande mobilização de nossos vizinhos americanos. Tanto do sul, quanto do centro. Os olhos da imprensa latina giravam em torno da beatificação de um padre revolucionário, discípulo da Teoria da Libertação e luta pelos mais pobres. Trata-se do salvadorenho Monsenhor Romero. Dedico as sugestões de filmes para conhecermos um pouco sobre este caso.

    Oliver Stone, em 1986, dirigiu um longa retratando os horrores em El Salvador e sua guerra civil. Pontualmente ele explora um dos marcos que fora o assassinato do Romero. Para quem não assistiu está disponível no Youtube - completo e free. Por outro lado, há um outro filme (estrelado por Raul Julia) em que promove a biografia do padre ícone.

    A obra de Oliver Stone até hoje é usada por ele em suas palestras pelo mundo. Trata-se do: Salvador - O Martírio de um Povo. Descontem os arquétipos latinos, praias e mulheres, e concentrem-se no lado histórico. Já para o caso do "Romero" (1989), dirigido pelo John Duigan, e estrelado por Julia, traz uma biografia do padre até chegar a ser Arcebispo, e seu assassinato. Vale muito a pena dedicar um tempo para compreender melhor como fora os anos oitenta na América Latina.

    Salvador - O Martírio de um Povo / Filme completo aqui.

    Romero / Filme completo aqui.

    No Mp3

    Seguindo a linha latina, há uma banda que sempre tenta estar ligada à luta de classes e busca chamar a atenção para as misérias de nosso continente. Trata-se da Calle 13, e seu ativista-vocalista Rene Perez. Deem uma caçada numa das principais canções deles (com participação da nossa querida Maria Rita):

    Além da mensagem mais que forte, o clipe é impecável e lindo. Além disto, vale a pena conhecer o lado mais comercial do que toca nas rádios da América Central. Não há nenhum atrativo no discurso. Porém, são muito melódicas e gostosas para dançar e se divertir. Pontuo um dos mais populares - o cantor Fonseca em performance com seu principal sucesso numa roupagem mais clássica:

    No Confessionário

    Já cantei muito no banheiro a versão mais famosa do brega-pop citado acima. Confesso que não tem como eu ficar imune ao refrão forte e não cantar junto na versão mais "FM-latina" do grande Hit "Eres Mi Sueño", do colombiano Fonseca - divirtam-se e cantem no chuveiro. 

    Namastê

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: