CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

O baú de raridades de Ella Fitzgerald

Primeira dama da cano morreu h 15 anos nos EUA deixando como legado 250 discos que venderam mais de 40 milhes de cpias pelo mundo; shows raros esto em caixa comemorativa que acaba de chegar s lojas; assista ao vdeo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com assessoria de imprensa - Há quinze anos o mundo perdia a genial cantora americana de jazz, Ella Fitzgerald (1917-1996). Dona de uma voz rara (com uma extensão vocal que alcançava três oitavas), Ella deve em parte a este talento a sorte de ter escapado às ruas e ao crime enquanto vivia no estado da Virgínia. Após a morte da mãe em 1932, a menina Ella, então com 15 anos, abusada sexualmente pelo padrasto, decidiu abandonar a escola e fugir. Arrumou trabalho em um bordel e se envolveu com a máfia local. Problemas com a polícia a levaram para um asilo de órfãos em Nova York, de onde fugiu diversas vezes. E foi cantando pelas ruas do bairro do Harlem que Ella acabaria convidada para se apresentar no Teatro Apollo, trabalho que marcou o início de sua carreira. Duas décadas mais tarde, Ella se tornara uma artista milionária, bem instalada em uma bela mansão em Beverly Hills, onde morreria aos 79 anos. Entre os seus clássicos está o álbum These are the Blues, um dos mais admirados de sua profícua trajetória. A primeira dama da canção, como ficou conhecida, deixou 250 álbuns gravados, 40 milhões de cópias vendidas, 13 prêmios Grammy e uma estrela na calçada da fama, em Hollywood. Para celebrar tamanho sucesso e relembrar a arte da cantora cuja morte completou 15 anos em julho passado, a Som Livre lança a caixa com CD e DVD intitulada “Ella Fitzgerald – Best of BBC Vaults”, com mais de duas horas de imagens da diva em quatro apresentações memoráveis, dentre as quais o raro “Show of The Week: Ella Fitzgerald Swings”, gravado em 1965, e “Ella Fitzgerald Sings”, um dos shows mais conhecidos da cantora, exibido algumas vezes pela rede BBC.

Também fazem parte do DVD o show “Ella Fitzgerald at Ronnie Scott’s”, de 1974, e “Jazz From Montreux”, que, gravado em 1977, possui imagens e som com qualidade superior aos outros três. “Juntos, esses quatro shows são um registro valioso de uma das maiores cantoras americanas de todos os tempos”... “Aqui está a essência da arte de Ella Fitzgerald, com muitas de suas performances representando o ato de fazer música do mais alto nível”, diz o estudioso de jazz e jornalista responsável pela elogiada biografia “Ella Fitzgerald: Uma Biografia da Primeira Dama do Jazz”, Stuart Nicholson, no encarte de Ella Fitzgerald – Best of the BBC Vaults. Entre os clássicos que compõem a obra, estão “You Are The Sunshine of my Life”, composta por Steve Wonder, “Ev’ry Time We Say Goodbye” (Cole Porter), “The Man I Love” (George Gershwin / Ira Gershwin), “Just A-sittin’ And A-rockin’” (Duke Ellington / Lee Gaines / Billy Strayhorn), e as regravações das músicas “One Note Samba (Samba de Uma Nota Só)” (Tom Jobim / Newton Mendonça) e “The Girl From Ipanema (Garota de Ipanema) / Medley” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes – Vs. Gimbel), entre muitas outras. Ella costumava dizer que Tom Jobim era um de seus compositores favoritos, e, bem humorada, chegou a criar uma nova versão para seu maior sucesso, em que cantava “tall and tan and young and handsome / the boy from Ipanema goes walking / and when he passes / each girl he passes goes – ah” (alto e bronzeado e jovem e lindo / o garoto de Ipanema vai andando / e quando ele passa / cada garota pela qual ele passa faz – ah).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Breve biografia de Ella Fitzgerald:

Ella Fitzgerald perdeu a mãe muito cedo e chegou a ser levada para o reformatório após ter alguns problemas com a polícia. Sua carreira musical começou aos 16 anos, quando venceu um concurso de calouros realizado no Harlem’s Apollo Theatre, em Nova York. Além do prêmio de US$ 25, a cantora recebeu um convite de Chick Webb para ser vocalista em sua banda. Dois anos depois, com a morte do baterista, ela se tornou a líder do conjunto, no qual imortalizou a canção infantil "A-Tisket, A-Tasket" (Ella Fitzgerald / Van Alexander). Nos anos 40, iniciou sua carreira solo, e logo foi reconhecida como a musa do jazz. Apesar do título, a artista cantava com igual maestria outros ritmos, e foi muito elogiada por dominar o scat singing, técnica de improvisação vocal que imita o som de instrumentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além das honrarias já mencionadas, Ella recebeu uma Medalha Nacional das Artes das mãos do na época presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, e a Medalha Presidencial da Liberdade de seu sucessor, George H. W. Bush. Na década de 80, com 50 anos de carreira, a cantora começou a ter problemas de saúde causados pela diabetes, e chegou a amputar parte das duas pernas. Em 1996, Ella faleceu deixando uma lição de superação através da música, arte que a levou da infância pobre no subúrbio de Nova York às melhores casas de show americanas e a residir, até o fim de sua vida, na nobre cidade de Beverly Hills, na Califórnia.

SERVIÇO CD + DVD

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Faixas CD: 18

Faixas DVD: 35

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Preço: R$ 46,90

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO