O melhor do rock paulista

Ira, Titãs, Inocentes, Ultraje, Patife... o que de melhor São Paulo produziu

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Essa lista de vídeos musicais destaca o Rock Paulista que me influenciou até os anos 80, quando passei a cuidar mais do meu som do que do som dos outros. Temos os Mutantes nos anos 60, o Joelho de Porco nos anos 70 e os borbulhantes anos 80, que trouxeram uma legião de bandas incríveis. Faltou o Gueto, Smack, Mercenárias, Violeta de Outono, Cabine C, Magazine, Zero, mas isso já dá uma outra lista, né? Farei uma lista com o Rock Carioca dos 80, que também me tomou de assalto. Posso fazer uma lista com o Rock de Brasília, incluir o Camisa de Vênus, o Rock Gaucho. Bom, lista é o que não falta. Aceito sugestões. E deixe seu comentário. Você é bem-vindo pra opinar.

1- Mutantes - "Preciso urgentemente encontrar um amigo" - A primeira banda de rock que me fez comprar um disco produzido no Brasil. Tenho o compacto de "Top top" até hoje. Eles eram lindos, talentosos, inquietos e surpreendentes. Esse video traz Rita Lee e os irmãos Baptista bem acompanhados, como sempre. Adoro os Mutantes!

2- Joelho de Porco - "São Paulo by day" - Se tem uma banda que me influenciou, essa banda é o Joelho de Porco. Liderada por Tico Terpins, os caras produziram algumas músicas deliciosas, como "Rapé", "Aeroporto de Congonhas", "México Lindo" e "Boeing 723897". Nesse clipe, com introdução da periguete do Fantástico, temos o primeiro vocalista do Joelho, Billy Bond, argentino louco, que seria substituido pelo Dr. Próspero Albanese. Mas isso é outra estória. Curtam esse hit do JP.

3- Ultraje a rigor - "Inútil" - Sim, amigos, o Ultraje já teve esse nome. Eles eram jovens e inconsequentes. Roger, o líder da banda, sempre foi um gênio. "Inútil" foi o hit que levou a banda pro estrelato. Lembro que os Paralamas tocaram essa música no Rock'n'Rio e levantaram a platéia. Depois eles gravaram o disco "˜Nós vamos invadir sua praia" e dominaram o Brasil. Esse clipe destaca o primeiro baterista do Ultraje, Leospa, uma espécie de John Belushi das baquetas. Reparem na semelhança!

4- IRA! - "Núcleo Base" - Quando ouvi Ira! pela primeira vez, corri pra comprar o disco "Mudança de comportamento", o primeiro deles. Conheço o disco como se fosse de minha autoria. Ouvi até gastar o vinilzão. Sempre que era convocado a dar uma canja com os amigos, eu pedia pro Nasi que fosse essa música. Nesse video, temos o Nasi ainda bem "Al Pacino", Edgard com cabelo, Gaspa, o baixista firmeza e André Jung, o baterista tenista. Ainda promoverei a volta dessa, que sempre foi das melhores bandas que conheci no Brasil!

5- Titãs - "Flores" - Ah, os Titãs. Até hoje vou a um show deles e me divirto muito. Canto junto, arrisco umas dancinhas, curto cada música que eles executam. O primeiro hit foi "Sonífera ilha", deliciosa! Mas o clipe de "Flores" ganhou o prêmio da MTV Brasil de melhor clipe do ano, já em 1990. Feito com o chroma key mais avançado (pra época), o que importa aqui é a música que considero uma das melhores dos Titãs.

6- Patife Band - "Pregador maldito" - Paulo Barnabé, irmão do Arrigo, nasceu pra música e pronto! Começou com a Banda Sabor de Veneno, mas nos anos 80 montou a Patife Band. Se eu tivesse que classificar o som da PB, chamaria de "No Wave". Eles não seguem tendências, são firmes no seu propósito de fazer música séria e nunca abriram mão de suas convicções em função do mercado. Há quem diga que influenciaram muito na concepçnao dos arranjos do disco "Cabeça Dinossauro" dos Titãs, pois frequentavam o mesmo estúdio na época da gravação dos dois discos. Eu acredito nessa teoria. Os registros videográficos da banda são raríssimos. O Paulo é assim mesmo, meio "James Chance". Nesse video, gravado ao vivo, ele canta e toca bateria, Maurício no baixo e André Fonseca na guitarra. Um show da Patife Band é um acontecimento inesquecível. Você nunca foi? Está esperando o quê?!!

7- Inocentes - "Pânico em SP" - Inocentes foi a banda que veio do movimento punk paulistano até as paradas de sucesso. "Patria Amada" tocou muito no rádio. Clemente sempre manteve o som da banda impecável. Até aprendeu a tocar guitarra! Eles estão aí até hoje e seus shows são uma lição de punk-rock. Claro que tem Ratos de Porão, mas a gente fala deles numa lista mais pesada! Por enquanto, Inocentes pra fechar essa lista, com um clipe cheio de imagens de deixar o Datena e o comandante Hamilton de cabelo em pé!

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email