O melhor dos anos 80

Smiths, The Cure, Echo, Pixies... quem disse que os anos 80 foram a década perdida?

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Os anos 80 nos deram bandas extraordinárias. Algumas das minhas preferidas estão na lista abaixo. Claro que teve muito mais que essas 7, mas lembrem-se que nossas listas são de 7 clipes! Caberia Gang of Four, o final do The Police, Talking Heads, AC/DC, Metallica, REM, Beastie Boys, todos importantes e interessantes. Sem falar nos brasileiros, né? Que tal uma lista de clipes de bandas nacionais dos anos 80? Na próxima segunda eu publico, ok? Por enquanto, fiquem com essas aqui.

1- The Smiths com a musica "The boy with a thorn in his side". Quando ouvi Smiths pela primera vez achei que era uma banda que ficaria por 20 anos na estrada. Os primeiros discos são todos fantásticos. Mas Morrisey não se conteve e virou diva da música pop. Manchester nos trouxe Johnny Marr, com sua guitarra inconfundível. Chrissie Hinde contratou o menino gênio pra acompanhá-la assim que os Smiths se separaram. Morrisey produziu discos solo maravilhosos. Mas agora, ficamos com um clássico da banda. Flutuem!

2- The Cure com a música "Close to me". The Cure me prometeu a cura. E olha que eu estava bem doente, na época. Comprei o disco, ficava ouvindo sozinho em casa. Ouço até hoje! Esse clipe é de uma versão acústica da música. Bacana!

3- Echo and the Bunnymen com a música "Seven seas". Ian McCulloch odeia Robert Smith. Concorrentes nos anos 80, disputavam as atenções do público. O líder do Echo continua fazendo shows bacanas. Entrevistei o cara em 2001. Ninguém entendia o que ele dizia, talvez em função da ingestão de uma dezena de caipirinhas da Real, ali do lado da MTV. Mas fui ao show mais recente da banda e fiquei impressionado com a performance de todos ali, incluindo uma pequena orquestra. Eles ainda me agradam.

4- Jesus and Mary Chain com a música "Just like honey". A primeira música que ouvi do Jesus tinha tanta microfonia que achei que era um problema de gravação. Seus primeiros shows ficaram famosos, pois duravam 15 minutos. Vieram ao Brasil no final dos anos 80 e alucinei no Projeto SP. Essa música está na trilha sonora do filme "Encontros e desencontros" da Sofia Copolla. Lindo!

Link: http://www.youtube.com/watch?v=7EgB__YratE

(incorporação desativada a pedido da banda, mas vale a pena clicar)

5- Public Image Ltd com a música "Rise". Johnny Rotten virou John Lydon. Montou o PIL e prosseguiu na música depois dos Sex Pistols. Músicos como Ginger Baker e Steve Vai fizeram parte da banda. Assisti a um show deles nos anos 90 no Brasil. Ameaçado por uma gangue, fui protegido pelo Supla que me defendeu com seus punhos premiados no campeonato "Galo de Ouro". É mole?

6- Kraftwerk com a música "Music non stop". A banda é do final dos anos 60, mas continua na ativa. Nos anos 80 gravaram o disco "Electric Cafe", que trouxe a música eletrônica pras pistas. Já assisti a dois shows incríveis desses alemães loucos. É sempre empolgante!

7- Pixies com a música "Velouria". Os clipes dos Pixies são horríveis. Mas a banda é muito legal. Nessa gravação de estúdio constatamos a falta de carisma de Black Francis. Mas a guitarra de Joey Santiago e a super cool Kim Deal compensam, sem dúvida. Adoro Pixies!

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email