CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

O mundo particular de Louise Bourgeois

Desembarca no Pas na prxima semana a mais importante e intimista exposio da artista franco-americana

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natália Rangel_247 – Após passar por Buenos Aires, na Argentina, chega a São Paulo no dia 8 a magistral exposição “Louise Bourgeois: O Retorno ao Desejo Proibido”, um retrato pessoal, artístico e psicanalítico da proeminente criadora franco-americana, autora da célebre aranha com nove metros de altura e que está em exposição permanente no MAM-SP, na marquise do Ibirapuera. A mostra traz ao País 112 obras, entre objetos, desenhos, pinturas, esculturas e instalações, além de textos inéditos nunca divulgados. Todos produzidos entre os anos de 1942 a 2009. É a mais contundente e ampla mostra individual de Louise Bourgeois que morreu em 31 de maio do ano passado, aos 98 anos, em Nova York. Contará ainda com a apresentação do espetáculo Louise Bourgeois – Faço, Desfaço e Refaço, protagonizado por Denise Stoklos, que acontecerá na última semana de julho. Com curadoria de Philip Larratt-Smith e realização do Instituto Tomie Ohtake, a mostra vincula a obra da artista a alguns conceitos da psicanálise – Louise costumava dizer que “a arte sempre foi a sua garantia de sanidade”.

Segundo o curador, “todas as obras foram escolhidas para destacar a persistente presença da psicanálise como força inspiradora e espaço de exploração em sua vida e obra”. Outro destaque desta mostra, que permite uma interação e identificação ainda mais forte entre o espectador e a obra é a disponibilização de mais de mil páginas de cartas e escritos da artista, de 2004 a 2010, em um inédito arquivo composto de notas, registros de sonhos, anotações para esculturas e escritos no período em que a artista fez psicanálise. O material revela todo o imaginário autobiográfico da artista, a elaboração artística de seus traumas pessoais e a dimensão onírica de sua inspiração e criatividade. Parte destas reflexões da escultora estão reunidas no catálogo Louis Bourgeois: o retorno do desejo proibido, publicação que será lançado no evento e que foi editado em dois volumes com uma série de textos inéditos da artista que revelam o vínculo de seu pensamento com o processo psicanalítico (preço R$ 99).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Serviço: Espetáculo de Denise Stoklos

LOUISE BOURGEOIS – FAÇO, DESFAÇO, REFAÇO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

23 e 24 de julho, às 20h

Ingressos (grátis) devem ser retirados no Instituto Tomie Ohtake, de 12 a 22 de julho. O lugar estará garantido até 15 minutos antes da apresentação (150 lugares). Informações fone: 11.2245-1900.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes de vir ao Brasil, em 2005, este espetáculo estreou no Teatro La Mama em NY, em fevereiro de 2000. Agora, por ocasião da exposição de Louise Bourgeois no Instituto Tomie Ohtake, a artista brasileira retoma especialmente o espetáculo em duas seções. Stoklos conviveu com Louise Bourgeois durante dois anos, quando pôde apreciar a sua relação com o crítico brasileiro Paulo Herkenhoff e com Jerry Gorovoy seu então assistente. “Vi cenas de convivências entre eles, de raríssimo esplendor”, afirma Stoklos. Foi através da fotógrafa australiana que ela conheceu os escritos de Louise Bourgeois que a levaram a querer incorporar a artista franco-americana. Depois, segundo Stoklos, o apoio de Herkenhoff foi essencial para tornar possível a realização do trabalho. “Tracey me apresenta, por viés, o monstro sagrado e Paulo convence, por voz ativa, a amiga a conceder em participar do empreendimento: montar uma peça com textos dela, eu “sendo” ela e com cenário de sua autoria”. Segundo a artista brasileira o seu processo, contudo, não é se disfarçar de Louise para usar o palco. “Uso textos dela que entendo que entendi e assim os apresento”, declara.

Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Direção, Coreografia, Figurino, Iluminação e Atuação: Denise Stoklos. Texto, cenário e música: Louise Bourgeois. Curadores (New York): Jerry Gorovoy e Paulo Hernkenhoff. Música especial: rap “OTTE” composto e interpretado por Louise Bourgeois com música de Satch Hoyt e Raimuntcho Matta. Iluminação: Marcel Gilber Assistência de direção (Brasil) e Produção: Patrícia Torres.

Mesa Redonda, com o curador Philip Larratt-Smith, Eliane Robert Moraes e Cecília Almeida Salles (08 de julho), além de espetáculo de Denise Stoklos (23 e 24 de julho) completam a programação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De 08 de julho a 28 de agosto, terça a domingo das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP Fone: 11.2245-1900

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO