Olinda recebe a 7ª edição da Fliporto

Pela segunda vez na cidade, o evento literrio, que um dos maiores do pas, homenageia um dos grandes nomes da cultura pernambucana, o socilogo Gilberto Freyre.

Olinda recebe a 7ª edição da Fliporto
Olinda recebe a 7ª edição da Fliporto (Foto: Arquivo/AE)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Bruna Cavalcanti_247 – Os pernambucanos irão respirar cultura e literatura nos próximos dias. É que, pelo segundo ano consecutivo, a Festa Internacional Literária de Pernambuco (Fliporto) irá invadir a Praça do Carmo, um dos locais mais tradicionais de Olinda, cidade vizinha ao Recife. Em sua sétima edição, a Fliporto deste ano prestará homenagem a um dos maiores sociólogos do século XX, o pernambucano, Gilberto Freyre. Com o tema, “Uma Viagem ao Oriente”, o evento faz menção a influência dos valores orientais em quase toda a obra do sociólogo e ao interesse que ele tinha com essa cultura. “Em obras, como “China Tropical” e “Sobrados e Mocambos”, por exemplo, Freyre demonstra, nas suas próprias palavras, como o ‘Oriente tornou o Brasil possível’. "Ele fez um belíssimo estudo”, explica o curador da Fliporto, Antonio Campos.

A partir de hoje, até o dia 15 de novembro, passarão pela Fliporto nomes de destaque na literatura nacional e internacional, como o indiano e rei da autoajuda, Deepak Chopra; o poeta Derek Walcott, que em 1992 foi o primeiro caribenho a vencer o prêmio Nobel de Literatura; a libanesa Joumana Haddad, que escreve poemas eróticos e edita uma revista feminina censurada na maioria dos países árabes; o médico e escritor Ryoki Inoue, que já publicou 1.099 livros; o cineasta Guel Arraes; Frei Beto e o escritor brasileiro Fernando Morais, que já recebeu o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para escrever um livro sobre sua vida. A Fliporto trará, ainda, o polêmico ativista paquistanês Tariq Ali. Escritor e jornalista do tabloide inglês The Guardian, Ali é um crítico ferrenho do neoliberalismo e das políticas externas dos Estados Unidos e de Israel. Seu livro mais recente é Bush na Babilônia: a Reconolização do Iraque, publicado no Brasil pela Editora Record.

Esta é a segunda edição da Fliporto, antes realizada na cidade de Porto de Galinhas, que ocorre na cidade histórica de Olinda. Segundo Antonio Campos, a mudança de cenário foi bastante positiva e tornou a festa mais acessível ao público, fazendo com que mais pessoas participassem do evento. Para este ano, são esperados mais de 100 mil pessoas. “Nosso desafio é montar uma infraestrutura à altura e porte do evento. Montamos um amplo estacionamento, de onde sairão ônibus expressos para a ‘Cidade das Letras’ e teremos ainda uma praça de alimentação que garantirá comodidade aos visitantes. A cada ano, a Fliporto cresce e se estabelece como a maior Festa Literária do Brasil”, garante Campos.

Com cerca de 20 mil metros quadrados, a Fliporto deste ano conta com uma estrutura física ainda maior que a do ano passado. Além de novos espaços, como a Fliporto Nova Geração, com palestras e oficinas direcionadas à literatura infanto-juvenil, a Feira terá ainda os já tradicionais ambientes: Fliporto Criança, Cine Fliporto, espaço voltado para o cinema, Fortim do Queijo, palco onde ocorrerão diversas apresentações musicais, Porto da Poesia, segmento por onde passarão estrelas como o maestro do frevo, Spok, Alceu Valença, Joge Ben Jor e atores como Cristiane Torloni e Wolf Maia e a Fliporto Gastronomia, área que abriga os principais restaurantes de Olinda.

Serviço:

7 ª edição da Fliporto

Onde: Praça do Carmo, em Olinda - PE

Quando: de 11 a 15 de novembro de 2011

Outras informações no site: http://www.fliporto.net

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email