HOME > Cultura

Os 85 anos de García Márquez

Aniversrio do escritor colombiano comemorado com verso digital do clssico Cem Anos de Solido

Os 85 anos de García Márquez (Foto: Divulgação)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247- Um dos maiores escritores da América Latina, o colombiano Gabriel García Márquez, comemorou 85 anos nesta terça-feira, 6. Para celebrar a data, o romance “Cem Anos de Solidão” será relançado pela primeira vez em formato digital. Além de comemorar o aniversário do nobel de literatura, a nova versão comemora também os 45 anos da publicação original.

O clássico literário chegará às livrarias virtuais pela editora Leer-e, editado por Ignacio Latasa, com co-edição feita pela editora Ramdom House Mondadori ( editora da publicação original). "Considerada uma das obras mais importantes da literatura hispano-americana, o romance já pode ser lido em espanhol em diferentes plataformas e livrarias digitais de Espanha, da América Latina, Estados Unidos e Europa”, publicou em nota a editora Mondadori.

Além da novidade digital, o escritor também foi homenageado pelo presidente russo, Dmitri Medvedev. O colombiano recebeu a medalha de Ordem de Honra, criada para reverenciar personalidades nos campos da arte e cultura, educação e filantropia. Com 30 livros publicados, Márquez relatou as dificuldades da cultura popular, a visão sofrida das mulheres colombianas e as histórias de seus avôs.

Entre as obras aclamadas do escritor estão "O amor nos tempos de cólera", "Ninguém Escreve ao Coronel" ou "Crônica de uma Morte Anunciada" e seu último livro, “Memorias de minhas putas tristes”. Jornalista, escritor e argumentista, o colombiano se aposentou do cenário literário em 2009.

“Cem anos de Solidão”, a obra mais conhecida do escritor, ganhou tradução em 35 idiomas e foi uma das principais referências para que Márquez ganhasse o prêmio Nobel de Literatura. O colombiano foi premiado em 1982 pelo conjunto de sua obra e por ter criado o realismo mágico na literatura latino-americana. Para os fãs, o relançamento será especial por resgatar a capa da versão original. A imagem projetada pelo escritor destacava um barco no meio de uma floresta. A primeira edição foi lançada com 8.000 exemplares, cerca de quatro décadas depois se calcula mais de 30 milhões de cópias vendidas.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...