CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Os melhores clipes das damas do rock

Janis Joplin, Karen Carpenter, Patti Smith... Estas e outras meninas fizeram muito pelo rock'n'roll

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Thunderbird 247

Nesta lista de videoclipes temos sete digníssimas damas do Rock, mostrando que elas são fundamentais ao estilo. Do blues de Janisao proto-punk de Patti, da doçura de Karen à excentricidade de Nina. "Mulheres no rock são mulheres no crime; são melhores ao creme", já dizia meu amigo Alex Antunes. E ele tomaria uma surra dealgumas destas garotas abaixo pela frase de outrora. Essas meninas fizeram muito pelo rock'n'roll. Respeito!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1- Janis Joplin com a música "Ball and chain" - Janis trazia a influênciade Bessie Smith, que escutava desde a infância. Foi a rainha do Monterrey Pop Festival, ainda com a banda Big Brother and Holding Company. Depois, veio a banda Kosmic Blues. Mas era sempre Janis quem brilhava! Neste trecho do festival, vemos na plateia, Jimi Hendrixe Mama Cass Eliot do Mamas and the Papas. Eu tinha 6 anos e havia ganho meu primeiro violão

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2- Karen Carpenter do The Carpenters com a música "Mr Postman". Karen era integrante dos Carpenters com seu irmão Richard. Eles faziam o "soft rock" da época. Eu adorava suas músicas, e o SonicYouth também, tanto que regravaram "Superstar". Aqui, temos o clipe de "Mr. Postman", que conheci antes de saber que os Beatles já haviam gravado a canção  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

3- Patti Smith com a música "Because the night" - Patti nasceu pramudar o cenário musical e teve patrocínio de um amigo, o fotógrafo Robert Mapplethorpe. Seu primeiro álbum, "Horses", de 75, foi produzido por John Cale, do Velvet Underground. Este clipe é da música "Because the night" do álbum "Easter" de 78, que ouvi muito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

4- Chrissie Hynde e The Pretenders com a música "Middle of the road" -A banda apareceu entre o punk e a new wave do fim dos anos 70, como single "Brass in the pocket". Depois, em 80, veio o primeiro álbum. A essa altura, Chrissie já tomava as atenções pra si. Depois do fim da banda, Johnny Marr dos Smiths chegou a fazer excursões com a cantora. Aliás, ela chegou a morar na avenida São Luís, em São Paulo.
E quem nunca quis morar naqueles apartamentos com lareira

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

5- Suzi Quatro com a música "48 crash" - Antes de Patti e Chrissie,Suzi Quatrocchio já havia conquistado a América e o mundo cantando e tocando baixo com essa música. Até hoje, quando faço uma discotecagem, mando Suzi Quatro pra chacoalhar o set. E ela era linda

 

6- Kim Deal e os Pixies com a música "Monkey gone to heaven" - Kim tocava no Breeders quando foi chamada pra tocar baixo no Pixies. Cool, very cool! Garotas baixistas sempre me seduzem. E ela seduziu os Dandy Warhols também. Eles até compuseram a música "Cool as Kim Deal". Cooooollll…

7- PJ Harvey - Pelamordedeos! Essa mulher é incrível! Todos os seus discos são maravilhosos. Escolhi esse trecho de show pra lembrar de um que assisti em São Paulo. Penso nela, às vezes. Penso muito!

 

8- Alison Mosshart com The Kills, com a música "U R A fever"- A moça tem esse trabalho, em dupla com Jamie Hince. Mas também participou de um disco do Primal Scream. Sem falar do Dead Weather com o guitarrista Jack White. Eu casava com ela só pra ser seu baixista. Aliás, vou assediá-la agora no Twitter!

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO