Paulo Coelho: "Se você disseca 'Ulysses', dá um tuíte"
Escritor brasileiro abre polêmica ao dizer que o clássico 'Ulysses', de James Joyce, "é só estilo"; Stuart Kelly, do jornal britânico The Guardian, respondeu: "Uma mosca pode picar um cavalo, mas o cavalo continua a ser um cavalo, e a mosca não mais que uma mosca"
247 – Uma cutucada de Paulo Coelho à obra "Ulysses", do irlandês James Joyce, deixou o universo literário extremamente incomodado nesta semana. "Os autores hoje querem impressionar seus pares. Um dos livros que fez esse mal à humanidade foi 'Ulysses' [clássico do irlandês James Joyce], que é só estilo. Não tem nada ali. Se você disseca 'Ulysses', dá um tuíte", atacou o escritor brasileiro mais lido no mundo sobre a obra clássica da literatura mundial numa entrevista à Folha de S.Paulo na última segunda-feira.
A frase causou mais repercussão nesta quinta-feira, porém, quando um crítico literário do jornal britânico The Guardian rebateu a opinião de Coelho. Stuart Kelly desfere críticas ferozes num post iniciado com a frase do escritor inglês Samuel Johnson. "Uma mosca pode picar um cavalo, mas o cavalo continua a ser um cavalo, e a mosca não mais que uma mosca."
Para o britânico, insulto mesmo é a crença de Paulo Coelho "de que devemos ceder a suas limitações" artísticas. Kelly diz que o brasileiro tem liberdade para fazer suas críticas "burras", da mesma forma que ele tem autorização para considerar o trabalho do escritor um "caldo de egomania" e um "falso misticismo com o intelecto". Em sua opinião, apenas uma leitura superficial em "Ulysses" permite a opinião de que a obra "é apenas estilo".
Em seu perfil no Twitter, Paulo Coelho respondeu à crítica de Stuart Kelly. "Guardian diz que insultei leitores de Ulysses. E meus leitores, insultados todos estes anos?", publicou o autor. O escritor tem sua obra publicada em mais de 160 países e traduzida em 73 idiomas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: