HOME > Cultura

Português João Barrento é o vencedor do Prêmio Camões 2023

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, expressou sua admiração pelo laureado

João Barrento (Foto: Bruno Rascão/MINC)

247 - O ensaísta, crítico literário, cronista e tradutor português João Barrento foi agraciado com o Prêmio Camões 2023, o mais prestigioso reconhecimento da literatura em língua portuguesa. A decisão foi tomada por consenso durante uma reunião virtual do júri nesta terça-feira (10). Em nota, o júri declarou: “João Barrento foi reconhecido como autor de uma obra relevante e singular... constituem indubitavelmente um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial”.

Logo após a divulgação, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, expressou sua admiração pelo laureado: “É uma alegria ver nomes valorosos da Literatura recebendo reconhecimento por seu trabalho. João Barrento tem uma importante contribuição na formação do público, para além das traduções, é autor de ensaios e crônicas atemporais riquíssimas.” Como parte do reconhecimento, Barrento receberá um prêmio de 100 mil euros, patrocinado conjuntamente pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo Governo de Portugal.

Instituído em 1988, o Prêmio Camões visa honrar autores que contribuíram significativamente para o patrimônio literário da língua portuguesa. Além do reconhecimento, o autor premiado recebe uma láurea no valor de 100.000€, com metade do valor subsidiado pela Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura e considerada a maior biblioteca da América Latina.