Premiação do Oscar acontece neste domingo

Os filmes Trapaça, Capitão Phillips, Clube de compras Dallas, Ela, O lobo de Wall Street, Nebraska, Philomena, 12 anos de escravidão e Gravidade concorrem, em Los Angeles, à estatueta de melhor filme; cerimônia será apresentada por Ellen DeGeneres

(l to r) Amy Adams, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Christian Bale and Jennifer Lawrence in Columbia Pictures' AMERICAN HUSTLE.  (Amy Adams dress: made for film, jewelry, shoes: vintage / Bradley Cooper suit, shirt: made for film / Jeremy Renner suit: made
(l to r) Amy Adams, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Christian Bale and Jennifer Lawrence in Columbia Pictures' AMERICAN HUSTLE. (Amy Adams dress: made for film, jewelry, shoes: vintage / Bradley Cooper suit, shirt: made for film / Jeremy Renner suit: made (Foto: Roberta Namour)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sul21 - Acontece neste domingo (2) mais uma cerimônia do Oscar. Neste ano, os filmes Trapaça, Capitão Phillips, Clube de compras Dallas, Ela, O lobo de Wall Street, Nebraska, Philomena, 12 anos de escravidão e Gravidade concorrem, em Los Angeles, à estatueta de melhor filme.

Em Trapaça, de David O. Russell, Christian Bale encarna o mafioso Irving Rosenfeld. Ele trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams), e os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (o ator Bradley Cooper). A história é baseada em um escândalo verídico que aconteceu nos EUA no final dos anos 1970. Ao mesmo tempo, o trio se envolve com a política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer. Basicamente, o filme apresenta os detalhes de uma operação para capturar poderosos e mafiosos de Nova York e região. Trapaça foi indicado em dez categorias, inclusive todo o elenco principal concorre às estatuetas de atuação.

O longa-metragem 12 anos de escravidão, dirigido por Steve McQueen, é baseado na história real de Solomon Northup, homem negro e livre de Nova York. Em 1841, é sequestrado e vendido como escravo. Ele é forçado a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, e resgatado apenas doze anos mais tarde por um advogado. No Brasil, o livro homônimo será publicado pela editora Companhia das Letras. O ator Chiwetel Ejiofor, que vive o protagonista, foi indicado ao prêmio de Melhor Ator. Michel Fassbender e Lupita Nyong’o aos de melhor ator e atriz coadjuvantes. O longa também foi indicado nas categorias Diretor, Figurino, Montagem, Direção de arte e Roteiro adaptado.

Na história de Philomena (também baseada em um fato real),a protagonista, uma jovem irlandesa, fica grávida na adolescência, e acaba indo morar em um convento, onde pode ver o filho Anthony apenas durante uma hora por dia. A criança acaba sendo adotada por uma família norte-americana, sem o consentimento da mãe, que acaba buscando pelo filho durante 50 anos. O longa é assinado por Stephen Frears, mesmo diretor de A Rainha.

Em Clube de Compras Dallas, Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um texano que, em 1985, é diagnosticado com AIDS. Na época, a doença era uma sentença de morte. Ao contrair o vírus chamado pela sociedade conservadora de “o câncer gay”, o machão homofóbico Woodroof busca uma alternativa de tratamento em substâncias não legalizadas pelo governo dos Estados Unidos. Os bons resultados obtidos o levaram a começar a comercializar os produtos, enquanto se aproxima da realidade dos homossexuais estigmatizados e contaminados com o HIV. McConaughey, que emagreceu consideravelmente para o papel, foi aclamado pela crítica, é o principal cotado para ganhar o Oscar de melhor ator em sua primeira indicação, e pode ser acompanhado pelo companheiro de cena Jared Leto, no papel da travesti Rayon, de quem Woodroof se aproxima durante o filme.

Capitão Phillips retrata o drama vivido por um comandante de um cargueiro norte-americano, que, em abril de 2009, foi feito refém por um pirata somali. Ele se arrisca numa das mais perigosas rotas do mundo, ao comandar um navio que parte de Omã, na península Arábica, e deveria levar alimentos para o Quênia. Dirigido pelo britânico Paul Greengrass (Voo United 93), a ficção é inspirada no livro Dever de capitão.

No roteiro de Ela, Theodore (Joaquim Phoenix) é um escritor de cartas profissional que decide adquirir um novo sistema operacional para seu computador. Ele acaba se apaixonando pelo software, batizado de Samantha, que emula emoções humanas com crescente perfeição. Theodore, no entanto, só “conhece” a voz do sistema, interpretada por Scarlett Johansson. A partir daí, o filme levanta questões sobre relacionamentos, solidão e relação com a tecnologia. Indicado a cinco Oscar, o longa de Spike Jonze (Quero Ser John Malkovich e Onde Vivem os Monstros) se passa em um futuro próximo e retrata um mundo de relacionamentos mediado por máquinas — tenham elas vozes humanas ou não.

Nebraska conta a história de Woody Grant (Bruce Dern), um homem idoso que começa a apresentar sinais de demência. Ele acredita ter ganho US$ 1 milhão e, após receber uma propaganda pelo correio, decide ir a pé de Montana até a cidade de Lincoln, em Nebraska, para retirar seu prêmio. Ao perceber a determinação do pai, seu filho se oferece para levá-lo de carro, iniciando um road movie que acompanha a jornada dos dois e a evolução de seu relacionamento. No caminho, eles param na casa de um irmão de Woody, onde ele revela a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça e iniciando conflitos com a família e alguns vizinhos. O diretor Alexander Payne já mostrou em Os Descendentes sua capacidade em retratar de forma sensível relações familiares, e seu novo longa — dessa vez filmado em preto e branco — promete repetir o feito.

O Lobo de Wall Street, dirigido por Martin Scorsese, narra a trajetória de Jordan Belfort, um modesto morador de Long Island, recém-formado, casado com uma cabeleireira, que apenas quer subir na vida. Sua entrada em Wall Street, em 1987, o leva de uma vida de alto nível, exageros, consumo desenfreado de drogas, até sua decadência. Baseado em fatos reais, o filme ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de comédia ou musical para DiCaprio.

Na ficção científica do mexicano Alfonso Cuarón,Gravidade, astronauta fica à deriva no espaço após destroços atingirem sua nave enquanto consertava um satélite. Ela tem que enfrentar uma angustiante corrida contra o tempo e a falta de oxigênio. Cuarón já levou o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos de diretores dos EUA, o que faz dele o favorito ao Oscar de melhor direção.

A cerimônia será apresentada por Ellen DeGeneres.

Veja abaixo a lista de indicados e categorias do Oscar 2014:

Melhor Filme
Trapaça
Capitão Phillips
Clube de Compras Dallas
Gravidade
Ela
Nebraska
Philomena
12 Anos de Escravidão
O Lobo de Wall Street

Melhor diretor
David O. Russell – Trapaça
Alfonso Cuarón – Gravidade
Steve McQueen – 12 Anos de Escravidão
Martin Scorsese – O Lobo de Wall Street
Alexander Payne – Nebraska

Melhor atriz
Cate Blanchett – Blue Jasmine
Amy Adams – Trapaça
Sandra Bullock – Gravidade
Judi Dench – Philomena
Meryl Streep – Álbum de Família

Melhor ator
Christian Bale – Trapaça
Bruce Dern – Nebraska
Leonardo DiCaprio – O Lobo de Wall Street
Chiwetel Ejiofor – 12 Anos de Escravidão
Matthew McConaughey – Clube de Compras Dallas

Melhor ator coadjuvante
Barkhad Abdi – Capitão Phillips
Bradley Cooper – Trapaça
Michael Fassbender – 12 Anos de Escravidão
Jonah Hill – O Lobo de Wall Street
Jared Leto – Clube de Compras Dallas

Melhor atriz coadjuvante
Sally Hawkins – Blue Jasmine
Jennifer Lawrence – Trapaça
Lupita Nyong’o – 12 Anos de Escravidão
Julia Roberts – Álbum de Família
June Squibb – Nebraska

Melhor canção original
“Alone Yet Not Alone” – Alone Yet Not Alone
“Happy” – Meu Malvado Favorito 2
“Let it Go” – Frozen – Uma Aventura Congelante
“The Moon Song” – Ela
“Ordinary Love” – Mandela

Melhor roteiro adaptado
Antes da Meia-Noite
Capitão Phillips
Philomena
12 Anos de Escravidão
O Lobo de Wall Street

Melhor roteiro original
Trapaça
Blue Jasmine
Clube de Compras Dallas
Ela
Nebraska

Melhor longa de animação
Os Croods
Meu Malvado Favorito 2
Ernest & Celestine
Frozen – Uma Aventura Congelante
The Wind Rises

Melhor documentário em longa-metragem
The Act of Killing
Cutie and the Boxer
Dirty Wars
The Square
20 Feet From Stardom

Melhor longa estrangeiro
The Broken Circle Breakdown
A Grande Beleza
A Caça
The Missing Picture
Omar

Melhor fotografia
O Grande Mestre
Gravidade
Inside Llewin Davis: Balada de um Homem Comum
Nebraska
Os Suspeitos

Melhor figurino
Trapaça
O Grande Mestre
O Grande Gatsby
The Invisible Woman
12 Anos de Escravidão

Melhor documentário em curta-metragem
CaveDigger
Facing Fear
Karama Has No Walls
The Lady in Number 6: Music Saved My Life
Prison Terminal: The Last Days of Private Jack Hall

Melhor montagem
Trapaça
Capitão Phillips
Clube de Compras Dallas
Gravidade
12 Anos de Escravidão

Melhor trilha sonora
A Menina que Roubava Livros
Gravidade
Ela
Philomena
Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Melhor design de produção
Trapaça
Gravidade
O Grande Gatsby
Ela
12 Anos de Escravidão

Melhor animação em curta-metragem
Feral
Get a Horse!
Mr. Hublot
Possessions
Room on the Broom

Melhor curta-metragem
Aquel No Era Yo (That Wasn’t Me)
Avant Que De Tout Perdre (Just Before Losing Everything)
Helium
Pitääkö Mun Kaikki Hoitaa? (Do I Have to Take Care of Everything?)
The Voorman Problem

Melhor edição de som
Até o Fim
Capitão Phillips
Gravidade
O Hobbit – A Desolação de Smaug
O Grande Herói

Melhor mixagem de som
Capitão Phillips
Gravidade
O Hobbit – A Desolação de Smaug
Inside Llewin Davis: Balada de um Homem Comum
O Grande Herói

Melhores efeitos visuais
Gravidade
O Hobbit – A Desolação de Smaug
Homem de Ferro 3
O Cavaleiro Solitário
Star Trek – Além da Escuridão

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email