HOME > Cultura

Pressionado pela Justiça, Sergio Camargo desiste de doar obras do acervo da Fundação Palmares

A desistência foi informada ao juiz Erik Navarro Wolkart, da 2ª Vara Federal de São Gonçalo. por meio da Procuradoria-Geral Federal da 2ª Região, que representa Camargo e a Fundação Palmares

(Foto: Reprodução)
Guilherme Levorato avatar
Conteúdo postado por:

247 - Após ser proibido pela Justiça Federal do Rio de Janeiro de doar livros do acervo da Fundação Palmares, o presidente da instituição, Sergio Camargo, segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo, desistiu de eliminar as mais de 300 obras classificadas por ele como “marxistas, bandidólatras, de perversão sexual e de bizzarias”. 

A desistência foi informada ao juiz Erik Navarro Wolkart, da 2ª Vara Federal de São Gonçalo, por meio da Procuradoria-Geral Federal da 2ª Região, que representa Camargo e a Fundação Palmares.

Em junho, Wolkart havia solicitado mais informações sobre o caso e estipulado multa de R$ 500 por cada obra que eventualmente fosse descartada por Camargo.

“Almas mortas”, de Nikolai Gógol, “Dicionário do folclore brasileiro”, de Luís da Câmara Cascudo e escritos de Caio Prado Jr., Celso Furtado, Eric Hobsbawm, Karl Marx e Max Weber estavam entre as obras que seriam doadas. 

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...