Quem tem medo do lobo mau?

Fbulas infantis, como Chapeuzinho Vermelho, ganham verses aterrorizantes em Hollywood

Um novo filão temático impera em Hollywood: a adaptação de contos de fada para o cinema em tramas aterrorizantes. Há pelo menos um filme estreando no Brasil e outros quatro ou cinco em andamento. O primeiro da lista é “A Garota da Capa Vermelha”, com Amanda Seyfried (Mamma Mia!) e direção de Catherine Hardwicke (cineasta responsável por Crepúsculo, primeira franquia da saga dos vampiros). Trata-se de uma versão de Chapeuzinho Vermelho e chega aos cinemas brasileiros no próximo mês. A ideia é altamente lucrativa. Primeiro porque estes contos de fada estão entre as histórias mais famosas do mundo de todos os tempos. E têm ainda a vantagem de já serem de domínio público, ou seja, não exigem pagamento de direitos autorais.

Na verdade, o que os roteiristas fizeram foi explorar o sentido psicanalítico por trás dessas fábulas e criar um thriller de terror psicológico. Uma ideia com grande potencial para horrorizar, já que atiça reminiscências infantis e as apresenta em uma roupagem nada cândida ou onírica. O gênero é uma versão cinematográfica do que se conhece hoje como mashup na literatura: uma mistura de narrações clássicas com personagens de terror, com diversos títulos já lançados no Brasil. No cinema, teremos pela frente a Julia Roberts como a rainha má de Branca de Neve no filme intitulado The Brothers Grimm: Snow White, dirigido por Tarsem Singh. Uma ironia: caberá a “linda mulher” Julia perseguir a eleita pelo espelho mágico como a mulher mais bonita do mundo.

A produção terá uma concorrência de alto nível: os atores Viggo Mortensen e Charlize Theron protagonizam o projeto rival Snow White and the Huntsman, dos estúdios Universal. E também está sendo filmada e deve estrear no ano que vem a adaptação de “A Bela e a Fera”. Terá a atriz de High School Musical, Vanessa Hudgens, como a Bela. E até o esquecido João e o Pé de Feijão terá protagonismo nessa série de fábulas cinematográficas para adultos. A história de João foi repaginada e ele se torna um caçador de bruxas. O personagem será interpretado pelo ótimo ator Jeremy Renner (de Guerra ao Terror), Ewan McGregor está no elenco e o filme se chamará Hansel & Gretel: Witch Hunters (Hansel e Gretel: os caçadores de bruxas). A lista de remakes promete medo e muitas lágrimas com o longa-metragem Pinóquio, em 3D, dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247