HOME > Cultura

Ratos de Porão e outros artistas brasileiros marcarão presença na festa do Partido Comunista Português

A Festa Do Avante, que ocorre anualmente desde 1976, decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro, e contará com a presença de artistas de diversos países

Ratos de Porão e outros artistas brasileiros marcarão presença na festa do Partido Comunista Português (Foto: divulgação )

247, por José Pedro Faya, de Lisboa - A 47ª edição da Festa do Avante, maior evento político-cultural de Portugal, organizado pelo Partido Comunista Português, contará com a presença dos Ratos de Porão, o grande nome do punk brasileiro, e tem um cartaz que este ano vai “do clássico ao punk”.

Também vindos do Brasil, o grupo Francisco el Hombre, que mistura elementos musicais latino-americanos, tocará pela primeira vez na Festa, e o cantor carioca Luca Argel subirá ao palco com a artista portuguesa A Garota Não.

Também a cantora italiana Loredano Savino se apresentará no evento, com canções que remetem ao patrimônio cultural das lutas operárias no seu país, o grupo Not Forbidden, composto por músicos afegãos refugiados em Portugal, para além de artistas de São Tomé e Príncipe, Estados Unidos, Canadá, Angola e China.

Com músicas para todos os gostos, também se poderá assistir na Festa desde a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, aos DJs que tocarão música eletrônica na Rave Avante, mas não se limitando a apenas à música, tendo também peças de teatro, um cinema ao ar livre e mais de 25 atividades desportivas.

Para além disso, o evento é um importante momento de luta e afirmação das reivindicações dos trabalhadores e do povo. Nos espaços das diferentes regiões do país, assim como no espaço internacional, para além de se poder provar as comidas típicas das diferentes localidades, o público poderá participar nos mais de 50 debates sobre assuntos da atualidade, e conhecer as lutas que se desenvolvem em Portugal e no mundo.

A Festa do Avante de 2023 decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro na Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal. Será a primeira vez que o atual secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, participará do evento nesta qualidade, após ter sido eleito pelo Comitê Central em 2022, já tendo participado diversas vezes antes de assumir esta tarefa.