HOME > Cultura

Roger Waters defende a criação de um único estado para judeus e palestinos

"Um novo estado com direitos humanos iguais para todos os cidadãos, independente de sua religião ou nacionalidade prévia", disse o músico em vídeo

Roger Waters (Foto: Reprodução)

247 - O músico Roger Waters, ex-baixista do Pink Floyd, fez um apelo nesta sexta-feira (13) pelo fim dos ataques de Israel e do Hamas e por negociações diplomáticas para o conflito na Faixa de Gaza. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Waters disse que direitos humanos iguais "são o único antídoto para a guerra".

Roger Waters defendeu negociações entre israelenses e palestinos para a criação de um único estado, baseado no respeito ao direito internacional. "Um novo estado com direitos humanos iguais para todos os cidadãos, independente de sua religião ou nacionalidade prévia. Este novo estado deverá ser uma democracia real e atual", afirmou o músico. "Minha sugestão para a nova Constituição do deste novo estado é que precisariam incluir provisão para audiências de verdade e reconciliação como aconteceram na África do Sul pós-apartheid", acrescentou.

Waters disse também que tem uma amiga palestina que mora em Beirute, Líbano, que o telefonou dizendo que 11 familiares seus foram assassinados pelos bombardeios de Israel. "Apenas parem", disse.