HOME > Cultura

Ruy Castro: redes sociais são antissociais

Segundo o escritor, anonimato estimula a que as pessoas "se sintam livres para passar da opinião aos insultos e até às ameaças"

Segundo o escritor, anonimato estimula a que as pessoas "se sintam livres para passar da opinião aos insultos e até às ameaças" (Foto: Leonardo Attuch)

247 - O escritor Ruy Castro enxerga nas redes sociais um componente intrinsecamente antissocial. É o que ele afirma em coluna publicada nesta quarta-feira (leia aqui) na Folha de S. Paulo.

"A publicação de jornais e revistas on-line abriu um importante canal de comunicação com os leitores. Assim que leem um artigo ou reportagem, eles podem enviar seu comentário sobre o texto ou o assunto de que este trata. Publicado ao pé da matéria, o dito comentário desperta a opinião de outros leitores e, em poucos minutos, está criado um fórum de discussão entre pessoas que nunca se viram, nunca se verão e podem estar a milhares de quilômetros umas das outras", diz ele.

"Ainda bem. Pelo teor de alguns desses comentários, é bom mesmo que não se encontrem. Se um leitor discorda enfaticamente do que leu, pode atrair a resposta raivosa de um terceiro, o repique quase hidrófobo de um quarto e um bombardeio de opiniões homicidas na sequência."