Saiba para que serve a bolsa de estomia usada por Luciano Szafir

Na saúde, o termo é usado para se referir a uma abertura feita em um órgão interno para o meio externo. No caso de Szafir, foi colostomia - uma estomia feita no cólon, que serve para funções diversas; confira

(Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - O ator e apresentador Luciano Szafir desfilou na SPFW, na quinta-feira, 18. Sem camisa, ele mostrou sua bolsa de estomia, que usa desde que sofreu complicações após reinfecção pelo coronavírus.

O que é

A Associação Brasileira de Estomaterapia afirma que estomia é uma palavra de origem grega que significa “abertura”, “boca” e "orifício". No caso da saúde, o termo é usado para se referir a uma abertura feita em um órgão interno para o meio externo.

As aberturas são feitas por meio de cirurgia no sistema digestório, na via urinária ou na via respiratória. Existem vários tipos, como gastrostomia (estômago), nefrostomia (rim), ureterostomia (ureter), vesicostomia (bexiga), etc. 

PUBLICIDADE

No caso de Szafir, foi colostomia - uma estomia feita no cólon, que serve para funções diversas, como eliminação (intestinais e urinárias); respiração (traqueostomia); alimentação (gastrostomia).

As estomias podem ser temporárias, pois após um determinado tempo elas podem ser fechadas por meio de nova cirurgia.

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email