HOME > Cultura

Se estivesse viva, Nara Leão completaria 70 anos

Cantora foi considerada a musa da bossa nova e morreu em 1989; relembre em vdeos

Se estivesse viva, Nara Leão completaria 70 anos (Foto: Divulgação )

247 - Nara Leão, uma das principais vozes da bossa nova, faria 70 anos nesta quinta-feira. Nara começou sua carreira em 1959, quando participou do show Segundo Comando da Operação Bossa Nova, interpretando as canções “Se É Tarde Me Perdoa” e “Fim de Noite”.

Sua ascenção musical ocorre em 1964, quando ela passa a ser considerada uma das maiores cantoras do Brasil e lança seu primeiro disco “Nara”, trabalho em que interpretou músicas de Carlos Lyra, Vinicius de Moraes e Baden Powell, com os sambas de Cartola, Zé Ketti e Nelson Cavaquinho. 

Nara viveu a década de 1960 intensamente. Rompeu com a bossa nova, se envolveu em outros movimentos musicais, criticou os defensores da MPB que se revoltaram contra a guitarra elétrica, lançou mais discos, foi apresentadora de tv, casou-se com Cacá Diegues, gravou um disco com os Tropicalistas - Tropicalia ou Panis et Circenses - e participou ativamente do movimento contra a ditadura, deixando o País em 1969.

Nos anos 70, ela volta para o Brasil, diminui seu ritmo de trabalho, voltou a estudar e descobriu que tinha um tumor no cerébro. A cantora morreu em 7 de junho de 1989.