Sua alteza, Leonard Cohen
Aos 77 anos, o cantor e compositor canadense foi condecorado com a mais alta distinio literria concedida pela Espanha, o prmio Prncipe das Astrias, pelo conjunto de seu trabalho
247 - A academia sueca que se cuide. O tradicional prêmio espanhol Príncipe das Astúrias está expandindo o seu rol de homenageados para personalidades que não se encontram exatamente na seara literária. Nesta quarta-feira 1, a fundação ligada à premiação divulgou que o compositor canadense Leonard Cohen, 77 anos, é o condecorado deste ano na Espanha com o prêmio Príncipe de Asturias das letras. Tamanha distinção deve-se ao “imaginário sentimental” que ele criou com suas músicas e melodias “que se fundem em um valor imensurável” e também por seus livros lançados, entre eles Flores para Hitler e o romance O Jogo Favorito, entre outros. É a segunda vez que a academia espanhola concede a um músico sua mais elevada distinção literária.
O júri considerou que o repertório do artista canadense inclui canções que são reverenciadas e lidas como boa literatura por gerações, caso também do compositor americano Bob Dylan, que foi, justamente, o primeiro a ser prestigiado com o prêmio em 2007. Entre as músicas mais conhecidas de Cohen estão Suzanne, So long Marianne e I'm your man, entre muitas outras. Alguns dos mais importantes e representativos álbuns do compositor canadense são Song of Leonardo Cohen, Songs from a room e o mais recentew, Dear Heather. O músico ganhará 50 mil euros e uma escultura criada por Joan Miró. Assista aso vídeos de I'm your man e Suzanne.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: