CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

Tomie Ohtake, de olhos vendados

Nos anos 1960, a artista quis reinventar o rumo da arte no Brasil e pintou uma srie de telas usando vendas nos olhos. O resultado pode ser visto pela primeira vez em mostra em So Paulo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natália Rangel_247 - Um reduzido e raro acervo de telas da artista plástica Tomie Ohtake, 98 anos, foi reunido e será exibido pela primeira vez ao público na mostra Pinturas Cegas, em exposição no instituto que leva o seu nome, a partir de 12 de abril, em São Paulo, até o dia 19 de junho. São 30 obras provenientes de coleções particulares de diferentes proprietários do Brasil e que foram pintadas no início da década de 1960, mas exatamente entre os anos de 1958 e 1962. Tomie produziu todas estas telas com os olhos vendados em um período em que se vivia no país uma revisão da tendência geométrica que vigorava até então no universo das artes.

Segundo o curador da mostra Paulo Herkenhoff, Tomie Ohtake oferece um “novo paradigma para o processo pictórico com as suas pinturas cegas. A venda, como a cegueira para Diderot (o filósofo iluminista), ilumina o conhecimento sobre o olhar”. Na apresentação da exposição, o crítico afirma ainda que “esta série articula o ponto cego, o acaso e a intencionalidade – as bases do projeto de pintura de Tomie Ohtake”. Nessa pequena amostra do rico acervo produzido pela artista já se percebe muitos dos traços que marcariam os seus trabalhos futuros. É uma obra menos cerebral, criada por alguém que não estava enxergando aquilo que pintava. Há o predomínio das cenas abstratas e circulares, cenários oníricos e com muito movimento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO