Um grito por Ai Weiwei
Um dos mais importantes artistas contemporneos da China, preso h mais de um ms sem nenhuma justificativa formal do governo, homenageado com exposio de seus trabalhos em Londres
247, com agências internacionais - O dissidente chinês Ai Weiwei foi preso há um mês e meio pelo governo da China sob a acusação de crime financeiro que até hoje não foi formalizada. Ele foi detido no aeroporto de Pequim quando aguardava para viajar a Hong Kong, país que sediará uma exposição de Weiwei. Ele esteve recluso e sem direito a receber visitas até o último domingo 15, quando oficiais autorizaram a visita de sua mulher. Ai Weiwei é considerado hoje um dos mais importantes artistas contemporâneos. Ele é também um dos mais influentes e autor de duras críticas ao regime chinês, do qual já foi partidário.
Em homenagem a ele e como uma forma de protesto, uma mostra com uma seleção de suas escuturas e telas foi aberta na Lisson Gallery, em Londres, até 16 de julho. E um outro local, o Somerset House, reúne a exposição Cabeças do Zodíaco, que recria os animais do horóscopo chinês em uma referência às esculturas que ficavam em frente ao Palácio Impeiral de Pequeim no século XVIII e foram saqueadas por soldados britânicos e franceses em 1860. Das doze roubadas, setes foram recuperadas. Weiwei criou falsificações de uma das obras icônicas do país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: