TV 247 logo
    HOME > Cultura

    Um Rio de Janeiro pouco iluminado

    Feridas da metrpole e da capital fluminense so escancaradas em Um Lugar Escuro, romance de estreia de Leonardo Zegur

    Um Rio de Janeiro pouco iluminado (Foto: DIVULGAÇÃO)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Lucas Reginato _247- Leonardo Zegur é formado em psicologia, e levou suas influências de formação para seu romance de estreia. “Um Lugar Escuro” é um livro provocante, que coloca o dedo na ferida da sociedade, mais especificamente, carioca. “Na época que escrevi o livro, estava estudando surtos psicóticos, dos quais ninguém está totalmente a salvo – e isto me instigou muito”, conta o escritor, de 28 anos.

    A trama é baseada em um amigo de Zegur, que confessava suas tristes histórias em carregados diálogos. As experiências de rejeição e isolamento social foram transportadas para as páginas de seu romance e descritas em primeira pessoa. “Eu não quis nem dar um nome ao personagem. Minha intenção é que os leitores se sintam dentro da história”. Embora tenha se inspirado em fatos reais, o autor levou as consequências das histórias ao extremo, pintando o livro com cores criminais.

    O carioca Zegur buscou mostrar também suas impressões à capital fluminense. “Morei fora durante muito tempo, e quando voltei vi nuanças nítidas. O povo do Rio é grosseiro inclusive comparado ao do interior. A sensualidade daqui choca aqueles que vêm de fora, mas é extremamente natural”. Desta forma, descreveu uma metrópole que não pode ser encontrada em nenhum guia turístico, contada em cenários de uma periferia que não interessa aos visitantes estrangeiros.

    Foram doze meses de trabalho para que se concretizasse um desejo antigo do escritor. “Quando eu era criança, não gostava de ler, até que a professora mandou que lêssemos ‘Olhai os Lírios do Campo’, de Érico Veríssimo, e tudo mudou. Desde aquela época eu penso: quero fazer isso também!” O personagem envolvente e os cenários cotidianos de fato aproximam leitores de primeira viagem, ainda mais com uma linguagem não muito rebuscada que Zegur procurou usar.

    Os leitores que entraram em contato com o autor se mostraram satisfeitos, aumentando sua vontade de escrever outros projetos que estão na gaveta para que mais pessoas sejam atraídas ao mundo da leitura. “Entre o livro e o leitor, são colocadas muitas barreiras. Tem muita coisa boa que não consegue chegar às livrarias por questões editoriais, enquanto obras puramente comerciais são comercializadas com facilidade”, critica.

    Àqueles que quiserem conhecer “Um Lugar Escuro”, basta entrar no site da editora ou mesmo entrar em contato com o escritor, por meio do e-mail umlugarescuro@gmail.com.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: