Uma breve história da música

Flamenco, ax e riffs de guitarra so atraes da terceira edio do festival internacional de documentrios musicais que exibir 70 filmes no Rio de Janeiro e So Paulo

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Natália Rangel_247 - A terceira edição do Festival Internacional de Documentário Musical traz algumas raridades ao Brasil este ano, quase todas voltadas para quem se interessa pelas histórias, lendas e conspirações do rock'n roll. Os homenageados do evento deste ano são o cineasta espanhol Carlos Saura, o americano Albert Maysles e o brasileiro Andrucha Waddington. Entre as atrações, o filme “Gimme Shelter”, de 1970, sobre o show dos Rolling Stones em que o documentarista registra o assassinato de um espectador por uma gangue dos Hells Angels. Além de “What's Happening! The Beatles in the USA”, de 1964, em que Maysles filma a chegada do grupo inglês nos EUA.

Vem pela primeira vez ao Brasil o documentário “Who killed Nancy?”, que revela novos dados sobre a morte da namorada de Sid Vicious, um trágico e obscuro episódio da tumultuada história deste dois ícones do punk-rock. Jimmy Hendrix é outro homenageado no evento que exibe o inédito “E Aí Hendrix”, filme um tanto laudatório sobre a trajetória do guitarrista Jimi Hendrix em Londres com muitas entrevistas de artistas e historiadores que endeusam Hendrix com frases do tipo “ele transcende a guitarra”. Apesar desse tom acima, o documentário traz histórias e curiosidades sobre a vida do maior guitarrista de todos os tempos. Fala do mítico episódio em que Hendrix queima a própria guitarra em cima do palco durante show no Astoria Theatre, em Londres, em 1967. E Aí Hendrix mostra também a rivalidade que existia entre o músico e outros grandes guitarristas ingleses como Pete Townshend, do The Who, Eric Clapton, Jimi Page e Jeff Beck.

Entre os brasileiros que participam do filme estão Pitty, Frejat, Pepeu Gomes, Robertinho de Recife, Davi Moraes e George Israel. A lendária banda Motorhead está representada na figura de seu líder, Lemmy Kilmister. O filme Lemmy, de Wes Orshoski, conta a trajetória do roqueiro, de seus 40 anos de carreira e o mostra tocando a sua guitarra Rickenbecker de estimação. Do brasileiro Andrucha Waddington serão exibidos “Tempo Rei”, “Paralamas do Sucesso – Longo Caminho”, “Outros (Doces) Bárbaros” e “Paralamas em close up”. Focado nos anos 1980, o documentário “High on Hope” narra as história das primeiras raves inglesas. Entre as obras brasileiras, destaque para o documentário “Sonora Rio-Bahia”, que retrata a história do axé no Brasil, produzido e escrito por Daniela Mercury.

 

Serviço:

In Edit Brasil – 3º Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 28/04 a 08/05 em São Paulo e de 6 a 12/05 no Rio de Janeiro.

Confira a programação completa:

Salas em São Paulo:

MIS-SP

CineSesc

Galeria Olido

Matilha Cultural

CineArte (a confirmar)

Salas no Rio de Janeiro:

Botafogo Artplex (a confirmar)

Filmes

30 títulos nacionais (aproximadamente)

30 títulos internacionais (aproximadamente)

Títulos Internacionais:

Soul Train: The Hippiest Trip in America

The Extraordinary Ordinary Life of Jose Gonzalez

Who is Harry Nilsson (And Why Is Everybody Talkin' About Him?)

Brian Eno: Another Green World

LENNONYC

Upside Down: The Story of Creation Records

Who killed Nancy?

Keep on Running: 50 Years of Island Records

Johnny Mercer

William S Burroughs: A Man Within

Speaking in Code

Coming Back for More

High on Hope

Do It Again

Strange Powers

Títulos Nacionais:

"Sex Beatles: Memorabília" de Marcelo Martins

"Filhos de João ou o admirável mundo novo baiano" de Henrique Dantas

"Sonora Rio-Bahia" de Jasmin Pinho. Produzido e escrito por Daniela Mercury

"É Candeia" de Ozualdo R. Candeias

"Gretchen Filme Estrada" - Pascoal Samora e Eliane Brum

"E aí Hendrix?" de Pedro Paulo Carneiro

"Tikimentary" de Duda Leite

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email