Xico Sá: projeto bolsonarista para educação é que ninguém passe do Mobral

"Tristes trópicos obscurantistas, donde muita gente boa largou de vez a ideia da coisa pública e, mesmo formado nas velhas universidades federais ou estaduais de guerra, agora defende o não-acesso, o muro. Que gente é essa?", questiona

Xico Sá: projeto bolsonarista para educação é que ninguém passe do Mobral
Xico Sá: projeto bolsonarista para educação é que ninguém passe do Mobral (Foto: Editora 247)

247 – Em artigo publicado no El País, o jornalista Xico Sá critica duramente o projeto de ataque às universidades públicas, empreendido pelo governo obscurantista de Jair Bolsonaro. "Tristes trópicos obscurantistas, donde muita gente boa largou de vez a ideia da coisa pública e, mesmo formado nas velhas universidades federais ou estaduais de guerra, agora defende o não-acesso, o muro. Que gente é essa?", questiona.

"Pelo visto, a ideia de governo é que ninguém passe do Mobral, o movimento brasileiro de alfabetização criado pela Ditadura, uma espécie de anticartilha Paulo Freire, cujo bê-a-bá decorativo não respeitava sequer as diferenças regionais das palavras. Lembro dos meus parentes, lá no grupo escolar do sítio das Cobras, município de Santana do Cariri (CE), tentando soletrar a palavra mandioca diante do que, para todos nós, se tratava de uma macaxeira. Tudo, tudo menos consciência do seu lugar na vida e no significado das raízes do Brasil", pontua.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247