A um passo do calote, Grécia derruba mercados

Segundo programa de austeridade anunciado pelo premi grego, George Papandreu, causou revoltas no pas, onde mdicos, professores e controladores de voo pararam ou ameaam parar; bolsas caram no mundo todo; Bovespa -3,20%

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – O risco cada vez mais próximo de a Grécia decretar moratória derrubou os mercados globais nesta sexta-feira. Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 2,35%, enquanto o CAC 40 (Paris) recuou 3,60% e o DAX (Frankfurt) perdeu 4,04%. No Brasil, o Ibovespa recuou 3,20%, aos 55.778 pontos. O clima de nervosismo do dia foi agravado pelas notícias sobre a preparação do governo alemão para respaldar os bancos do país no caso de os gregos fracassarem em atender os termos do acordo de resgate.

O premiê grego, George Papandreu, anunciou nesta quinta-feira um segundo programa de austeridade fiscal, que não foi bem recebido pelos cidadãos do país. Os principais sindicatos da Grécia promoveram greves e manifestações ao longo da semana contra as propostas de austeridade, principalmente no que diz respeito a privatizações.

A Associação Nacional de Médicos iniciou, nesta quinta-feira, uma greve de 48 horas contra as reformas propostas na área de Saúde Pública e o sindicato dos controladores aéreos reafirmou a intenção de paralisar as atividades para eliminar as horas extras. A Federação de Professores da Grécia também planeja uma paralisação de 24 horas no próximo dia 22, para protestar pelas reformas na Educação Pública.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247