Ação cai, salário da cúpula sobe e Santander balança

Papis perdem 2,62% na abertura do prego da Bovespa; Moodys coloca nota de risco do banco em reviso; remunerao de altos executivos como o presidente Emilio Botn sobe 24% no primeiro semestre; deu a louca no Santander?

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Marco Damiani_247 – Patriarca de uma grande família, boa parte dela agregada em cargos na diretoria mundial do Banco Santander, don Emilio Botín é um banqueiro precavido. Em comunicado que acaba de ser feito à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), da Espanha, seu banco informou que houve um aumento de 24% nas remunerações pagas no primeiro semestre de 2011 aos integrantes do conselho de administração e da alta cúpula da instituição. O grupo com cerca de 30 pessoas, entre eles uma das filhas de Botín, Ana, que vai sendo preparada para sucedê-lo, dividiu 26,2 milhões de euros, frente aos 21,2 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior.

O anúncio do aumentou soou como uma gafe internacional do Santander no mercado financeiro. Também hoje, a agência Moody´s acaba de divulgar que colocou em processo de revisão o rating do banco. Quando isso acontece, é prenúncio de rebaixamento.

O Santander divulgou anteontem um balanço mundial repleto de desequilíbrios, com resultados pífios na Europa, declínio nos negócios na própria Espanha e apenas uma área em ascensão: a América Latina, em geral, e o Brasil em particular. O lucro de 3,501 bilhões de euros foi afetado por provisões extraordinárias de 620 milhões de euros no Reino Unido.

A América Latina voltou a ser o principal motor do grupo, com aumento do lucro líquido de 15,8 por cento na região no semestre, para 2,457 bilhões de euros, representando 44 por cento do lucro total do grupo.

O Santander Brasil teve alta de 7,6 por cento do lucro no primeiro semestre, para 1,381 bilhão de euros. Isso representou um lucro responsável, sozinho, por nada menos que 25% de seu resultado mundial.

O mercado, porém, percebeu os disparates no balanço do banco e está cobrando caro por eles. Como reflexo direto dos números apresentados e da clara estratégia de reduzir sua oferta de crédito para seus clientes no Brasil e alimentar seu caixa na Espanha, as ações do Santander no Bovespa caíram mais de 8% nos últimos dois dias. O papel do banco, que foi lançado a R$ 25,00, ontem foi cotado a menos de R$ 15,00.

As provisões no Reino Unido serão para cobrir eventuais reclamações por seguros vendidos, informou o banco, que segue medidas similares a tomadas por instituições financeiras britânicas como Barclays, Llodys e RBS no primeiro trimestre.

"Se vão seguir adiante com o plano de abrir o capital da filial britânica, é claro que querem sanar o balanço, mas isso não responde a pergunta de por que não fizeram isso junto com os outros bancos", disse à Reuters o analista Neil Smith, do West LB.

 


O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email