Ação da Petrobras sobe seguindo petróleo, e Magazine Luiza vira para queda

A sessão desta quarta-feira no Ibovespa tem como destaque a ação do Magazine Luiza. O papel chegou a subir 3%, mas perdeu forças no fim da manhã, zerou os ganhos e agora registra perdas de cerca de 2%

Homem usando máscara de proteção passa próximo de painel com cotações do mercado financeiro. 8/9/2020
Homem usando máscara de proteção passa próximo de painel com cotações do mercado financeiro. 8/9/2020 (Foto: REUTERS/Willy Kurniawan)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Lara Rizério, do Infomoney - A sessão desta quarta-feira tem como destaque, dentro do Ibovespa, a ação do Magazine Luiza (MGLU3). O papel chegou a subir 3% no início da sessão, a primeira com o ativo sendo negociado após desdobramento na proporção de um para quatro, fazendo com que o valor do papel voltasse para a casa dos R$ 20. Contudo, o ativo MGLU3 perdeu forças no fim da manhã, zerou os ganhos e agora registra perdas de cerca de 2%.

A Vale (VALE3), por sua vez, tem outra sessão entre perdas e ganhos, apesar do novo dia de queda para o minério. Os futuros do minério de ferro recuaram e tocaram mínimas de duas semanas na China nesta quarta-feira, em meio a uma melhoria nas perspectivas para a oferta do material utilizado na fabricação do aço. O minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian teve baixa de 2,4%, a 798,50 iuanes (US$ 118,43) por tonelada.

Os estoques de minério de ferro em portos chineses aumentaram para 123,6 milhões de toneladas na semana passada, maior nível desde 20 de março, segundo dados da consultoria SteelHome, enquanto a demanda por recomposição de estoques de siderúrgicas caiu. As importações de minério da China em setembro subiram e há sinais de sólida oferta nos próximos meses do Brasil e da Austrália.

Seguindo entre as mineradoras, a MMX (MMXM3) voltou a subir forte no início da sessão, chegando a ter alta de 62% na máxima do dia e a saltar mais de 3.000% no mês, com os ativos entrando sucessivamente em leilão. O catalisador para a disparada recente foi a informação da mineradora em 30 de setembro de 2020, em fato relevante, de que protocolizou petição junto ao juízo de sua recuperação judicial, buscando recuperar o ativo Mina Emma, localiza em Corumbá e que foi oferecido aos credores na recuperação judicial. Segundo a companhia destacou no documento, a exploração “pode ser de grande relevância econômica”. Porém, seguindo a forte volatilidade dos ativos, os papéis passaram a cair na B3 no fim da manhã, entrando novamente em leilão; mesmo com a forte alta recente, analistas já mostravam ceticismo com o papel.

Além da MMX, a ação da OSX (OSXB3) também teve disparada, mas também entrou em leilão no final da manhã para abrir com perdas. No radar da OSX, a companhia informou que a 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro manteve a decisão de suspensão da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que estava prevista para esta quarta-feira (14).

A decisão foi tomada após o pedido de retratação protocolado pelos acionistas controladores da companhia (Eike Fuhrken Batista e Centennial Asset Mining Fund LLC). A OSX ressalta que já havia realizado o cancelamento da convocação da AGE desta quarta-feira, em cumprimento à decisão judicial proferida em 9 de outubro de 2020.

Entre as recomendações, o Santander iniciou a cobertura para as ações da Pague Menos (PGMN3), que avançam nesta sessão.

Para os frigoríficos, o dia também é de ganhos, com destaque para a BRF (BRFS3), enquanto Minerva (BEEF3) e JBS (JBSS3) também sobem, enquanto Marfrig tem menos força (MRFG3). Mais quatro casos de peste suína africana foram confirmados em javalis no estado de Brandemburgo, no leste da Alemanha, disse o ministério federal da agricultura do país nesta quarta-feira. As novas descobertas elevam o número total de casos confirmados para 69 desde o primeiro, em 10 de setembro. Todos estavam em animais selvagens, sem porcos afetados em fazendas, disse o ministério. Porém, a China e outros compradores proibiram importações de carne suína alemã em setembro, após a confirmação do primeiro caso, fazendo com que os preços da carne suína subissem no gigante asiático.

Ainda no noticiário de JBS, a companhia informou que sua subsidiária norte-americana Pilgrim’s Pride Corporation celebrou um acordo com a divisão antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Os papéis da Petrobras registram ganhos seguindo o petróleo. Os preços da commodity, que começaram o dia em leve queda, viraram para alta após a Agência Internacional de Energia ter dito que o mercado de petróleo está queimando o excesso de oferta que ameaçou paralisar a indústria global de energia há alguns meses. Porém, os números crescentes de casos de coronavírus seguem colocando em alerta o mercado.

Confira mais destaques no Infomoney.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247